Mostrar registro simples

Autor Janissek, Valkiria;
Orientador Rosa, Letícia Gomes da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5861716130872742;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Design gráfico: multiplicidade e sensorialidade;
Resumo Este trabalho busca analisar o processo criativo no design gráfico, no que tange às soluções criativas direcionadas à experiência tátil e à multiplicidade estética relacionadas. Para tanto, propomos entender esse universo, desde a sua contextualização histórica e suas influências estéticas determinantes, até o escopo particular do designer gráfico formado por elementos que fazem parte do processo criativo e serão norteadores das suas escolhas. A busca de um diferencial na peça gráfica traz consigo a exploração de caminhos que podem beber na fonte de construção de soluções estéticas baseadas tanto no modernismo, como na estética do pós-modernismo, além de infinitos recursos técnicos à disposição. Como objeto de estudo, utilizamos uma peça gráfica premiada, o BOOK DA DEZ. Através dela, mostramos que o design gráfico contemporâneo pode ultrapassar os limites visuais e sugerir a interação com outros sentidos. Para isso, é necessário transgredir o olhar, experimentar, fragmentar e criar meios para novos significados.;
Abstract This paper aims to analyze the creative process in graphic design in relation to creative solutions aimed at the tactile experience and the multitude esthetic related. For this, we propose to understand this universe, from its historical context and its influences esthetic determinants, to the particular scope of the designer formed by elements that are part of the creative process and will be guiding their choices. The search for a differential in graphic piece brings the exploration of paths that can be supported at the source of building solutions based on esthetic modernism as postmodernism esthetics, plus endless technical resources available. As an object of study, we used a graphic piece awarded: THE BOOK OF DEZ. Through it we showed that the contemporary graphic design can overcome the visual boundaries and suggest interaction with other senses. This requires transgressing the look, try out, to break up and create ways to new meanings.;
Palavras-chave Design gráfico; Multiplicidade estética; Sensorialidade; Graphic design; Multitude esthetic; Sensoriality;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5627;
Nivel Especialização;
Curso Design Gráfico;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística