Resumo:
Esta tese intitulada Formação de Professores em Tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas no Estado do Paraná tem como problema de pesquisa investigar como as propostas de formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná, em Tecnologias Digitais (TDs), dialogam com as políticas públicas estaduais e federais. Do problema de pesquisa derivaram as seguintes questões: Quais são as políticas públicas federais e estaduais vinculadas à formação de professores em TD, na educação? Quais são os cursos de formação continuada de professores, em TD, ofertados pela Rede Estadual do Paraná? O objetivo geral consiste em compreender como as propostas de formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná em TD, que são ofertadas, dialogam com as políticas públicas federais e estaduais. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória. No que se refere a metodologia é uma pesquisa bibliográfica e documental usou como instrumento investigativo a análise documental, com documentos produzidos pelo MEC, SEED, SEED/PR, tabelas estatísticas, relatórios, leis, projetos, planos de trabalho da SEED, Diretrizes Curriculares Nacionais e estaduais, dentre outros. Os conceitos de Educação, Desenvolvimento e de Tecnologias se apoiam em estudos de Freire (1993), Giroux (1997), Vieira Pinto (2005), Alarcão (2001), Orso (2001, 2007, 2012), Schlemmer; Lopes; Adams (2014) e Castells (1999); os conceitos de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Digitais, em Romaniowski (2010), Martins (2010); Schlemmer (2010, 2011), Almeida (1997, 2001, 2004, 2011, 2013) e Cunha (2013, 2014), e os conceitos de instrumentação e instrumentalização em Rabardel (1995). O resultado da pesquisa aponta que as políticas públicas federais, de formação continuada dialogam em suas propostas e implementações, havendo uma correspondência muito estreita em todas as ações, com as políticas públicas da rede estadual do Paraná. A pesquisa mostrou, também, que as ofertas de formação continuada em tecnologias digitais, pela rede estadual do Paraná, têm como predominância cursos e oficinas, e que seus objetivos estão predominantemente para a instrumentalização, visando ao aspecto profissional na perspectiva do “uso de” determinadas tecnologias digitais.