Resumo:
O propósito deste estudo é explorar o processo de descoberta de conhecimento e analisar as oportunidades geradas pela Mineração de Opinião como técnica para se obter um retorno sobre experiência do turista em relação aos produtos e serviços ofertados pelo destino turístico. Entender o turista quanto ao seu comportamento de compra e seus hábitos de viagem é fundamental para a ampliação do mercado turístico e melhoria da experiência turística do visitante. Usuários da web têm a oportunidade de registrar e divulgar suas ideias e opiniões através de comentários em redes sociais. Estas opiniões estão disponíveis e em grande volume para as organizações. Neste contexto perguntam-se, quais as contribuições da Mineração de Opinião na geração de informação útil para a gestão da atividade turística, como suporte ao processo de tomada de decisão no planejamento e no aprimoramento das suas ações? Este estudo teve como cenário de investigação o município de Gramado/RS e os comentários registrados em redes sociais pelos turistas que o visitam. Para alcançar o propósito deste estudo, foram extraídas opiniões do Twitter e Facebook e submetidas a uma técnica de análise de sentimentos. Como resultado do estudo, são apresentados e discutidos os resultados da aplicação da Mineração de Opinião consolidados de acordo com as dimensões de competitividade que o município é avaliado.