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Avaliação de habilidades sociais nos usuários de crack em tratamento no contexto das comunidades terapêutica

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Autor Schneider, Jaluza Aimèe;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9310633033498437;
Orientador Andretta, Ilana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8027292656441921;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação de habilidades sociais nos usuários de crack em tratamento no contexto das comunidades terapêutica;
Resumo Diante da problemática de saúde pública que o uso de crack se configura no Brasil, evidência-se que as habilidades sociais (HS) podem representar um auxílio no processo de recuperação dos usuários. Desta forma, objetivou-se conhecer as HS de usuários de crack, avaliando prejuízos e suas relações com as características da população. Para isso, realizaram-se dois estudos empíricos quantitativos com a finalidade de: 1) avaliar déficits de HS e identificar se existem associações com as características sociodemográficas e de padrão de consumo de drogas; 2) comparar as HS de usuários de crack e de não usuários para verificar a existência de déficits na população clínica. Participaram de ambos os estudos 65 homens usuários de crack em tratamento em comunidades terapêuticas. No segundo estudo, participaram também 48 homens não usuários de substâncias. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de dados sociodemográficos, Inventário de Habilidades Sociais, Screening cognitivo do WAIS e MINI. No primeiro estudo observaram-se associações nos usuários de crack entre déficits nas HS e idade, classe socioeconômica, familiares usuários de substâncias, atos ilegais, uso concomitante de álcool, início precoce do uso de crack e consumo diário. No segundo estudo foram identificados déficits significativos em relação à conversação e desenvoltura social e ao autocontrole da agressividade a situações aversivas entre os usuários de crack. Os estudos permitiram o conhecimento sobre as HS nos usuários de crack, possibilitando futuro desenvolvimento de intervenções que visem aumentar as HS, de acordo com a demanda encontrada, para auxiliar na recuperação de tal população.;
Abstract Realizing the public health problem that crack use is configured in Brazil, the social skills may be aid in the recovery of these users. Thus, it was aimed to know the social skills of crack users, assessing deficits and its relationship with the population characteristics. Therefore, there were two quantitative empirical studies for the purpose of: 1) Evaluate social skills deficits and identify associations with sociodemographic characteristics; 2) comparing the performance of social skills of crack users and non-users finding if deficits have in clinical population. Participated in both studies 65 men crack users, in treatment in therapeutic communities. To compose the objective of the second study, also participated 48 men do not substance abusers. The instruments were: Demographics data questionnaire, Inventory of Social Skills, Cognitive Screening of the WAIS and MINI. In the first study It was observed associations between crack users and deficits in the social skills about age, socioeconomic status, use of substances by family members, illegal acts, joint use of alcohol, early onset of crack use and daily consumption. In the second study the findings indicate significant statistical differences in the group of crack users, concerning of more impaired performance in on conversation and social resourcefulness and of self-control of aggressiveness in aversive situations. The studies allowed the understanding of the social skills in crack users, enabling development of interventions aimed at increasing the social skills, according the found demand to assist in the recovery of this population.;
Palavras-chave Habilidades sociais; Crack; Transtorno relacionado ao uso de substância; Social skills; Substance-related disorders;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-08-28;
Agência de fomento Milton Valente;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4967;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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