Resumo:
Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar como os programas de Educação Financeira, praticados inicialmente somente pelas instituições financeiras, foram estendidos para a instituição escolar. A pesquisa inspira-se na produção do filósofo Michel Foucault, e utiliza como ferramentas teóricas os conceitos foucaultianos de biopolítica e de governamentalidade. O material de pesquisa examinado é constituído pelo programa de implementação da Educação Financeira, intitulado de “Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)”, organizada pelo Governo Federal, com apoio de instituições privadas ou públicas, e o Programa do Banco Santander de Educação Financeira. O exercício levado a efeito com o uso das ferramentas teóricas escolhidas mostrou nesta pesquisa investigativa: a) a inclusão da Educação Financeira na escola surgiu na contemporaneidade, em decorrência do desenvolvimento dos mercados financeiros e das mudanças demográficas, econômicas e políticas atuais; b) o Projeto de Educação Financeira, apoiado pela Estratégia Nacional de Educação Financeira, e o projeto elaborado e executado pelo Banco Santander, atuam como um dispositivo para conduzir a conduta da população; c) a Educação Financeira, formulada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e por instituições públicas ou privadas, consiste em uma forma de investimento para toda a população e ao mesmo tempo como um empresariamento de si mesmo.