Resumo:
Atualmente, os estudos sobre mobilidade em sistemas distribuídos vêm sendo impulsionados pela proliferação de dispositivos eletrônicos portáteis (por exemplo, celulares, handhelds, tablet PCs e notebooks) e pela exploração de novas tecnologias de interconexão baseadas em comunicação sem fio (tais como, WiFi, Bluetooth, 3G e WiMAX). Este novo paradigma distribuído e móvel é denominado Computação Móvel [1,2]. Os últimos anos têm sido uma época de grandes transformações no que diz respeito às tecnologias de comunicação. Devido à popularização da computação móvel (dispositivos menores, mais baratos, com maior autonomia) e das redes sem fio, o mundo tem estado cada vez mais conectado. Com o advento das Tecnologias de Localização [3,4], surgiram diversos tipos de aplicações. Essas aplicações utilizam a infraestrutura de comunicação disposta no ambiente para oferecer serviços personalizados. A utilização dessas tecnologias possibilita que se tenha um histórico completo dos deslocamentos/interações de uma entidade qualquer em um ambiente. Esse histórico de deslocamentos chama-se trilha[5,6]. Através da análise dos dados presentes em uma trilha, pode-se obter informações a respeito de uma entidade ou
grupo de entidades. Essa análise possibilita o desenvolvimento de diferentes tipos de aplicações. Por exemplo, pode-se usar o histórico de informações de deslocamento de um veículo em movimento para inferir, com determinado grau de confiabilidade, seu próximo destino. Deste modo, o objetivo deste trabalho, nesse contexto, é propor, implementar e validar uma arquitetura de detecção de similaridades entre trilhas de entidades genéricas. Essas trilhas serão obtidas externamente - o escopo do trabalho limita-se a fornecer os meios através dos quais essa detecção de similaridade ocorrerá, bem como os resultados. Também será realizada a integração da solução desenvolvida
com uma arquitetura de suporte à educação ubíqua, a fim de validar a proposta.