Resumo:
Um dos principais objetivos das empresas da área de alimentação consiste em desenvolver e introduzir produtos com embalagens inovadoras no mercado, num período de tempo reduzido. A possibilidade de criar e sustentar uma vantagem competitiva, baseada na criação de embalagens, com design inovador e estratégico, faz com que este estudo investigue quais são as metodologias ou processos utilizados para o desenvolvimento de embalagens pelas empresas/escritórios de design do extremo oeste de Santa Catarina e busca construir, com base no comparativo, uma proposta de Design Estratégico para o setor, trazendo como questão de fundo a problemática da sustentabilidade. Com base no estudo realizado, foi possível identificar que a embalagem e a capacidade de inovação são fatores decisivos na seleção de um produto alimentar; além disso, observou-se que todas as características identificadas na literatura sobre a embalagem são importantes na sua definição. A par dessas constatações, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre as características do processo de desenvolvimento de embalagens realizado pelas agências e escritórios de design da região extremo oeste de Santa Catarina, em específico, nas cidades de Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. O estudo busca contribuir para que o processo de Desenvolvimento de Embalagens seja aprimorado e mais eficiente.