Resumo:
São crescentes os estudos voltados para o desenvolvimento de estratégias de integração e orientação à cadeia de suprimentos. Porém, a especificidade de cada cadeia exige que estudos sejam delineados conforme as características de cada indústria. Este trabalho pretende apresentar um modelo que auxilie na gestão de relacionamentos estratégicos de um terminal de containers, com base em conceitos relacionados a orientação à cadeia de suprimentos. O modelo é originado a partir da extensão do modelo de integração proposto por Lambert et al. (1998) e do modelo de mensuração da integração dos terminais portuários, desenvolvido por Song e Panayides (2007) e Panayides e Song (2008). Nesta proposta, são delimitados 3 diferentes níveis de relacionamento estratégico: monitoramento, mediação e criação de soluções, desenvolvidos a partir da inteligência de mercado que baliza os relacionamentos chave dimensionados pela estratégia do terminal portuário. O presente estudo propõe a aplicação do modelo desenvolvido no Tecon Rio Grande, terminal de containers do Porto de Rio Grande, a partir de duas etapas de pesquisa. A primeira etapa é uma pesquisa quantitativa e serviu para dimensionar a aderência entre a estratégia de orientação à cadeia da organização com relação aos seus relacionamentos chave, identificando possíveis discrepâncias. Nesta primeira etapa é apresentado o mapa de orientação ao relacionamento estratégico, ferramenta fundamental para análise. A segunda etapa trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada para identificar os motivos das distorções apontadas pelos usuários chave da cadeia. Os resultados empíricos encontrados nas duas etapas da pesquisa demonstram que o modelo estendido apresentado alcança seu objetivo de identificar a OCS percebida e as variações aos diferentes níveis de relacionamento estrtégico, resultando como ferramenta para gestão de relacionamentos chave de terminais portuários.