Resumo:
A lealdade tem sido um tema bastante estudado em marketing, sendo considerada de vital importância para uma organização, pois clientes leais podem contribuir para um aumento de receita. Desta forma, muitos gestores buscam adotar estratégias e ações de gestão de marcas objetivando a lealdade de seus clientes. Em se tratando de gestão de marcas, nota-se que uma marca transmite uma imagem, e esta, quando percebida, pode influenciar fortemente nas decisões de compra. Outro fator importante é conhecer o comprometimento psicológico dos consumidores, pois um alto comprometimento com uma marca, tende a fazer com que os consumidores sejam mais leais a ela. Tradicionalmente estes assuntos fazem parte das discussões de marketing nos mais diversos setores, aqui, o foco de estudo foi o futebol, uma área que vem chamando a atenção de pesquisadores e que, ainda necessita de trabalhos científicos mais aprofundados. Neste sentido, buscou-se verificar a relação da imagem do clube com a lealdade dos torcedores de clubes de futebol. Através de uma survey com 319 torcedores de clubes de Porto Alegre e Recife, percebeu-se que existe uma relativa relação entre a imagem do clube e a lealdade dos torcedores. Através de equação estrutural, foi possível construir um novo modelo, levando em conta quatro aspectos: a imagem do clube, o comprometimento psicológico, o comportamento leal e o envolvimento do torcedor com o futebol.