Autor |
Silva, Alexsander Canaparro da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7795155043403704; |
Orientador |
Fonseca, Marcelo Jacques; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9456408287543544; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Fatores que influenciaram a intensidade da distribuição na maior fabricante de calçados injetados do mundo: um estudo de caso da Grendene S.A; |
Resumo |
A indústria brasileira de calçados é parte de um cenário onde a maioria das empresas pertencentes ainda tem suas estratégias fundamentadas na incerteza do sucesso de novos produtos, uma vez que está intimamente relacionada à moda implicando assim mudanças constantes nas coleções. Entretanto, observa-se que algumas empresas buscam desenvolver estratégias que visam uma maior perenidade e, ao mesmo tempo, impõem maior dificuldade em ser seguidas pelos concorrentes, por exemplo, as relacionadas aos canais de distribuição. A intensidade de distribuição é um elemento chave nas estratégias de canal, na medida em que determina como as empresas alcançam e servem seus mercados alvo. Diante disso, fundamentado nos modelos teóricos encontrados na literatura sobre canais de distribuição, busca-se investigar, através de estudo de caso na empresa Grendene S.A., Quais são os fatores que influenciaram a intensidade da distribuição. O estudo tem por objetivos específicos analisar o nível de diversificação dos canais de marketing, bem como as estratégias e fatores que impactaram na intensidade da distribuição; e analisar quais os tipos de conflito no canal e suas implicações. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados primários ocorreu através de entrevistas semiestruturadas em profundidade e através de observação participante, como técnica auxiliar. Os resultados encontrados mostram que diferentes estratégias foram implementadas pela empresa com o intuito de intensificar a distribuição dos produtos por ela comercializados e destacam a forma como ocorre esse processo - na medida em que a empresa está presente em diversos canais, mas não necessariamente através da sua equipe de representantes. Em relação aos antecedentes da intensidade da distribuição, as análises apontam para seis elementos: concorrência, marca, produto, estrutura, cultura e porte da empresa. Por fim, foram identificados os conflitos existentes no canal de distribuição, bem como suas implicações.; |
Abstract |
The Brazilian shoes industry is part of a scenario where most of the companies from this industry still has its strategies based on the (uncertainty of) success of new products, since it is a sector closely related to fashion, implying on constant changes in collections. However, it seems that some companies try to develop strategies aiming to achieve greater continuity while imposing greater difficulty for being followed by competitors – such as those related to distribution channels. The distribution intensity is a key element in the channel strategies, since it determines the extent to which these companies reach and serve their target markets. Therefore, based on the theoretical models existing in literature on distribution channels, we seek to investigate – through a case study at Grendene SA – what are the factors that influenced the distribution intensity. The study aims to analyze the diversification levels of marketing channels, as well as the strategies and factors that have impacted on the intensity of distribution. Moreover, it analyses what kind of conflicts that are found in the channel, as well as its implications. To that end, an exploratory research was developed based on primary data collection through semi-structured in depth interviews and through a complementary round of participant observation. The results show that different strategies were implemented by the company in order to enhance its products distribution. It also highlights how this process takes place – to the extent that the company is present in several channels, but not necessarily through its own team of representatives. Regarding the factors that influenced the distribution intensity, the analysis points to six elements: competition, brand, product, structure, culture and company size. Finally, the channel conflicts were identified, as well as its implications.; |
Palavras-chave |
Canais de marketing; Canais de distribuição; Intensidade da distribuição; Diversificação; Indústria calçadista; Marketing channels; Distribution channels; Intensity distribution; Diversification; Footwear industry; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2012-06-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4286; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Administração; |