Resumo:
O estudo a seguir tem como objetivo discutir como uma abordagem orientada pelo design estratégico pode apoiar e execução da estratégia, contribuindo para a sua tangibilização. Para tanto, aborda-se a temática da estratégia, tipicamente tratada pela área da administração, através da perspectiva do design estratégico. Sob essa perspectiva, estratégia envolve a forma como a empresa se apresenta ao mercado através de um conjunto de atividades distintivas da organização que criam um mix único de valor, sob a forma de um sistema de criação de valor atua na geração de efeitos de sentido. O design estratatégico ressignifica o conceito, subtraindo qualquer definição temporal, mas conferindo um agir estratégico de forma contínua e indefinida. Tangibilizar a estratégia, ou contribuir para sua execução, portanto, envolve a criação coletiva e criação de sentido entre o que é declarado e o que é executado como estratégia empresarial. É com base nesses pressupostos que o trabalho busca responder ao seu objetivo, por meio de uma pesquisa-ação que tem como unidade de análise uma universidade do segmento de educação superior privado. A metodologia contemplou um ciclo de pesquisa-ação com quatro etapas, em que foram utilizadas várias formas de coleta de dados, os quais foram analisados por meio de análise de conteúdo, possibilitando triangulação. Os resultados foram construídos ao longo de todo o ciclo de pesquisa-ação. A partir do diagnóstico sobre o processo da estratégia na empresa, levantou-se uma série de informações que fomentaram a estruturação de uma ação projetual, a qual resultou em três propostas de apoio à execução da estratégia. Dessas três propostas, a melhor avaliada pela empresa foi evoluída e apresentada como solução conceitual possível para responder ao objetivo do trabalho. Os resultados apontam, ainda, as potencialidades do design estratégico para atuar na formação e execução da estratégia empresarial, em especial com foco para questões de envolvimento e engajamento do público interno.