Resumo:
Este estudo teve por objetivo problematizar a avaliação em larga escala na Rede de Colégios Maristas RS (RCMRS). Instituição católica confessional, alicerçada em princípios humanistas e relacionada à Província Marista do Rio Grande do Sul (PMRS), uma das associadas da União Marista do Brasil (UMBRASIL), pertencente ao Instituto Marista. Rede de Ensino privada com referência no cenário educacional gaúcho, traçou metas no Planejamento Estratégico (PE) 2012-2022 estabelecidas a partir dos apelos do 21º Capítulo Geral do Instituto Marista com vistas ao objetivo de sustentabilidade social e financeira. Como um dos meios para alcançar esse objetivo, implementam-se Documentos Norteadores como o Projeto Educativo Marista (PEM) e as Matrizes Curriculares do Brasil Marista se utilizando de instrumentos de avaliação em larga escala para avaliar a aprendizagem e a gestão da Rede e das Unidades. Este estudo se fundamenta em metodologia de Pesquisa quanti-qualitativa, no campo da Educação. Os dados do estudo empírico foram levantados por meio de documentos da PMRS, dados de relatórios e boletins das avaliações em larga escala Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema Marista de Avaliação (SIMA) 2010 a 2014 e questionários aplicados aos gestores da RCMRS. A partir da análise de dados, demonstramos que a Rede de Colégios, mesmo servindo-se de estratégias de avaliação da aprendizagem e de gestão que apresentem também perspectiva de lógica mercantilista educacional, vem conseguindo trabalhar os resultados das avaliações em larga escala na dimensão diagnóstica, por meio de Planos de Ação Locais com vistas à melhoria da qualidade educacional das Unidades e, em consequência, da Rede. Na lógica das matrizes de referência das avaliações em larga escala, os resultados que estão sendo obtidos pela maioria dos Colégios da Rede Marista RS ainda não expressam melhoria na qualidade da educação que está sendo promovida e que está no horizonte estratégico da instituição. Por outro lado, constata-se que a Instituição vem crescendo nos últimos anos em número de estudantes, principalmente nos níveis iniciais, e que indicadores da identidade da Instituição também estão agregados na construção cultural das famílias, como indicadores de qualidade da educação. As lógicas humanista e neoliberal presentes no atual cenário das instituições católicas confessionais privadas, em especial da Instituição Marista, apontam que há uma problematização, no mínimo, inadiável de ser promovida.