RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Internacionalização e aprendizagem: um estudo sobre as micro e pequenas empresas da indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul(Brasil)

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Cortezia, Sandro Luís Diesel;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7312338074245784;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Souza, Yeda Swirski de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Internacionalização e aprendizagem: um estudo sobre as micro e pequenas empresas da indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul(Brasil);
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é o de analisar os processos de aprendizagem que ocorrem na internacionalização de micro e pequenas empresas (MPEs) da indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A análise dos processos de internacionalização se dá com base em um modelo híbrido de internacionalização de pequenas empresas que considera as perspectivas de aprendizagem experiencial, de planejamento sistemático e contingencial. Os processos de aprendizagem são analisados com base em um modelo de aprendizagem organizacional multinível. O estudo é conduzido em duas etapas. A primeira, quantitativa, com o objetivo de identificar e caracterizar a amostra das empresas pesquisadas, teve a participação de 121 MPEs, dentre as quais 29 indicam possuir atuação internacional. Na segunda etapa, qualitativa, são analisados os processos de internacionalização e aprendizagem através de um estudo de casos múltiplos com cinco empresas selecionadas entre as que possuem atuação internacional. A análise dos dados sugere;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective of this study is to analyze the organizational learning process that occurs in internationalization of small business software industry of Rio Grande do Sul (Brazil). Internationalization process is analyzed based on a hybrid model of small and medium-sized enterprises that integrates the experiential learning and systematic planning models and incorporates the contingency perspective. Learning processes are analyzed supported on a multilevel organizational learning framework. The research was done in two phases. The first one is quantitative and intend to identify and to characterize the sample of small enterprises that act internationally. The second phase uses a case study approach to analyze the internationalization and organizational learning processes. In a sample of 121 small enterprises, 29 of them indicate to operate internationally. Five of them were chosen to case studies. Internationalization process analysis suggests that it begins with emergent opportunities, highlights organizatio;
metadataTrad.dc.subject aprendizagem organizacional; pequena empresa; software; internacionalização; organizational learning; small business; software; internationalization;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-03-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2703;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics