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Autor Sandi, André Quiroga;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1761951064807092;
Orientador Ferreira, Jairo Getúlio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Cenários e adaptações das organizações ao Second Life;
Resumo Este trabalho investiga a apropriação tecnológica realizada por organizações em espaços virtuais tridimensionais interativos, visando à atualização de seus processos comunicacionais, necessária para uma inserção competitiva na sociedade. Parte-se da formulação de que essa demanda de apropriação das organizações as insere no movimento entre virtual/real existente nesses espaços viabilizados pelas tecnologias e técnicas computacionais e que trazem uma contribuição à construção de reconhecimento organizacional, marcada por processos de adaptação. Busca-se compreender os espaços organizacionais presentes no Second Life através de cenários digitais, modelizados por imagens de síntese, que expressam a imbricação virtual e real, viabilizada por mecanismos tecnológicos computacionais e seus dispositivos. A opção metodológica tem como referência a netnografia, originária do campo da antropologia, vinculada ao entendimento das dinâmicas dos ambientes virtuais e às práticas comunicacionais mediadas por computadores.;
Abstract This study investigates the technological appropriation carried out by organizations in interactive 3D virtual spaces aiming at the upgrading of its communications processes, which is a real need when it comes to competitive insertion within society. In doing so, it states, as a starting point, that such appropriation inserts organizations in the movement between virtual/ real, currently existent in spaces made possible by computer- mediated technologies and techniques, contributing to the construction of organizational acknowledgement in a media space characterized by adapting processes. It aims to understand the organizational spaces present in Second Life through digital sceneries, modeled by image synthesis which convey a virtual and real interweaving, feasible by computational technological mechanisms and devices. The methodological support used is the netnography, a field borne out of anthropology whose focus is the understanding of the dynamics of virtual spaces and the computer-mediated communications;
Palavras-chave cenários digitais; Second Life; comunicação organizacional; virtual spaces; organizational communication;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2009-10-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2528;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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