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metadataTrad.dc.contributor.author Sandi, André Quiroga;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1761951064807092;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Ferreira, Jairo Getúlio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Cenários e adaptações das organizações ao Second Life;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho investiga a apropriação tecnológica realizada por organizações em espaços virtuais tridimensionais interativos, visando à atualização de seus processos comunicacionais, necessária para uma inserção competitiva na sociedade. Parte-se da formulação de que essa demanda de apropriação das organizações as insere no movimento entre virtual/real existente nesses espaços viabilizados pelas tecnologias e técnicas computacionais e que trazem uma contribuição à construção de reconhecimento organizacional, marcada por processos de adaptação. Busca-se compreender os espaços organizacionais presentes no Second Life através de cenários digitais, modelizados por imagens de síntese, que expressam a imbricação virtual e real, viabilizada por mecanismos tecnológicos computacionais e seus dispositivos. A opção metodológica tem como referência a netnografia, originária do campo da antropologia, vinculada ao entendimento das dinâmicas dos ambientes virtuais e às práticas comunicacionais mediadas por computadores.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study investigates the technological appropriation carried out by organizations in interactive 3D virtual spaces aiming at the upgrading of its communications processes, which is a real need when it comes to competitive insertion within society. In doing so, it states, as a starting point, that such appropriation inserts organizations in the movement between virtual/ real, currently existent in spaces made possible by computer- mediated technologies and techniques, contributing to the construction of organizational acknowledgement in a media space characterized by adapting processes. It aims to understand the organizational spaces present in Second Life through digital sceneries, modeled by image synthesis which convey a virtual and real interweaving, feasible by computational technological mechanisms and devices. The methodological support used is the netnography, a field borne out of anthropology whose focus is the understanding of the dynamics of virtual spaces and the computer-mediated communications;
metadataTrad.dc.subject cenários digitais; Second Life; comunicação organizacional; virtual spaces; organizational communication;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-10-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2528;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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