Autor |
Sandi, André Quiroga; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1761951064807092; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getúlio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cenários e adaptações das organizações ao Second Life; |
Resumo |
Este trabalho investiga a apropriação tecnológica realizada por organizações em espaços virtuais tridimensionais interativos, visando à atualização de seus processos comunicacionais, necessária para uma inserção competitiva na sociedade. Parte-se da formulação de que essa demanda de apropriação das organizações as insere no movimento entre virtual/real existente nesses espaços viabilizados pelas tecnologias e técnicas computacionais e que trazem uma contribuição à construção de reconhecimento organizacional, marcada por processos de adaptação. Busca-se compreender os espaços organizacionais presentes no Second Life através de cenários digitais, modelizados por imagens de síntese, que expressam a imbricação virtual e real, viabilizada por mecanismos tecnológicos computacionais e seus dispositivos.
A opção metodológica tem como referência a netnografia, originária do campo da antropologia, vinculada ao entendimento das dinâmicas dos ambientes virtuais e às práticas comunicacionais mediadas por computadores.; |
Abstract |
This study investigates the technological appropriation carried out by organizations in interactive 3D virtual spaces aiming at the upgrading of its communications processes, which is a real need when it comes to competitive insertion within society. In doing so, it states, as a starting point, that such appropriation inserts organizations in the movement between virtual/ real, currently existent in spaces made possible by computer- mediated technologies and techniques, contributing to the construction of organizational acknowledgement in a media space characterized by adapting processes. It aims to understand the organizational spaces present in Second Life through digital sceneries, modeled by image synthesis which convey a virtual and real interweaving, feasible by computational technological mechanisms and devices. The methodological support used is the netnography, a field borne out of anthropology whose focus is the understanding of the dynamics of virtual spaces and the computer-mediated communications; |
Palavras-chave |
cenários digitais; Second Life; comunicação organizacional; virtual spaces; organizational communication; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-10-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2528; |
Programa |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; |