Autor |
Said, Gustavo Fortes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8570994009164408; |
Orientador |
Fragoso, Suely; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro; |
Resumo |
A principal questão desta tese diz respeito a quais representações foram utilizadas por distintos produtos culturais para construir as categorias do Ocidente e do Oriente após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, justamente num momento em que se intensificaram, na produção cultural industrializada, as referências aos países do Oriente Médio e aos Estados Unidos. Portanto, esta pesquisa tem a pretensão de discutir a formação da identidade de árabes e americanos, destacando as representações que mais apareceram em diversos produtos culturais. Para isso, definiu-se como corte cronológico o período entre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a 2a. Guerra do Golfo, em 2003. A amostra da pesquisa comportou diversos produtos culturais (como comics de super-heróis e literatura de cordel), incluindo também alguns produtos jornalísticos (revistas Veja e The New Yorker), ainda que, a título de ilustração, o autor tenha também mencionado alguns vídeos, cartoons, livros e outros. Como técnica de; |
Abstract |
The main focus of this thesis is the representations that have been used in various cultural products in order to construct the categories of Orient and Occident post September 11th , 2001. During the period covered the references to Middle Eastern countries and to the United States increased within industrialized cultural production. Thus, the intent of this thesis is to discuss the identity formation of Arabs and Americans in diverse cultural products, to try to discover what kind of stereotypes were present in the products analyzed. To do this, the time period for analysis was defined as being between the terrorist assault on September 11th, 2001 and the 2nd Gulf War, in 2003. The research sample included diverse cultural products (such as comics books and ‘cordel’, a typical brazilian literature form), and also includes some journalistic products (such as Veja and The New Yorker magazines). The author has even used other sources of examples such as videos, cartoons, books and so forth. This thesis used th; |
Palavras-chave |
cultura; estudos culturais; identidade cultural; meios de comunicação; cultural identity; cultural studies; culture; media; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Sociais Aplicadas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2006-03-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499; |
Programa |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação; |