Autor |
Paier, Leci Salete; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5010841430211534; |
Orientador |
Corsetti, Berenice; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A trajetória da Escola Menino Jesus (1941-2008): princípios, identidade e cultura Notre Dame; |
Resumo |
Este estudo aborda as origens da Congregação Notre Dame (ND), seus princípios e suas principais ações, que culminaram com a criação da Escola Menino Jesus que, em Passo Fundo/RS, desenvolve expressivo trabalho na formação de estudantes. Faz uma retomada dos princípios de um de seus inspiradores, Bernard Overberg que, junto com o carisma e a prática da fundadora Julia Billiart, constituíram os princípios educativos da Rede ND e chegaram à prática na Escola Menino Jesus e em outras unidades da Rede. Procuramos mapear os desafios da educação ND, suas possibilidades e limites, no contexto contemporâneo marcado pela lógica do mercado, da globalização, que confronta diretamente com os princípios humanistas. Apresentamos uma análise da Visão da Rede ND, retomando a sua história e identificando como ela se articula ou se contrapõe às exigências do neoliberalismo e como a escola Menino Jesus convive com esta contradição, fazendo frente e/ou subsistindo aos princípios neoliberais, dando vida aos princípios humanizantes; |
Abstract |
This study discusses the origins of Notre Dame Congregation (ND), its principles and its main activities, which culminated in the creation of Menino Jesus School that, in Passo Fundo, develops expressive work in the students training. It makes a resume of the principles of one of its inspirers, Bernard Overberg who, with charisma and the founder practice of Julia Billiart, had constituted the educative principles of ND Net and had started the practice at Menino Jesus School and other units of the Net. We tried to identify the challenges of ND education, its possibilities and limits in the contemporary context marked by the logic of the market, globalization, which directly confronts with the humanists principles. We present an analysis of ND Net Vision, resuming its history and identifying how it articulates or opposes itself to the requirements of the neoliberalism and how Menino Jesus school lives with this contradiction, making front and/or remaining to the neoliberal principles, giving life to inherent hu; |
Palavras-chave |
educação humanista; instituição; neoliberalismo; princípios; projeto político pedagógico; sistema; identidade; humanist education; institution; neoliberalism; political education project; principles; system; identity; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2009-01-12; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1967; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |