| Autor | Nunes, Patrícia dos Santos; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/3176342031459109; |
| Orientador | Chassot, Áttico Inácio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8159020225820727; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?; |
| Resumo | Esta dissertação tem como objetivo problematizar a experiência pedagógica que envolveu alunos e alunas de uma Escola de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, realizada durante o segundo semestre de 2006. A experiência teve como lócus o laboratório de Informática. O objetivo principal foi envolver os estudantes em atividades que utilizaram como recurso a Internet, mais especificamente, a Plataforma Lattes do CNPq, com vistas ao processo de alfabetização científica-tecnológica-digital dos mesmos, esta entendida como a possibilidade de realizar uma melhor leitura de mundo, através da linguagem da Ciência, aliada à capacidade de lidar com os artefatos tecnológicos, em especial a Informática, o que permite uma apropriação crítica dos códigos digitais. Apoiada em tal concepção, são analisados os enunciados dos alunos, dando o sentido da pesquisadora para os sentidos dados pelos mesmos à experiência pedagógica vivida. Para tanto, fez-se necessário investigar o universo que permeia a inter-rela; |
| Palavras-chave | alfabetização científica; alfabetização digital; alfabetização tecnológica; ciência; cultura; inclusão; plataforma Lattes; culture; digital literacy; inclusion; Lattes plataform; science; scientific literacy; technological literacy; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-03-15; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1888; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |