Autor |
Nunes, Patrícia dos Santos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3176342031459109; |
Orientador |
Chassot, Áttico Inácio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8159020225820727; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?; |
Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo problematizar a experiência pedagógica que envolveu alunos e alunas de uma Escola de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, realizada durante o segundo semestre de 2006. A experiência teve como lócus o laboratório de Informática. O objetivo principal foi envolver os estudantes em atividades que utilizaram como recurso a Internet, mais especificamente, a Plataforma Lattes do CNPq, com vistas ao processo de alfabetização científica-tecnológica-digital dos mesmos, esta entendida como a possibilidade de realizar uma melhor leitura de mundo, através da linguagem da Ciência, aliada à capacidade de lidar com os artefatos tecnológicos, em especial a Informática, o que permite uma apropriação crítica dos códigos digitais. Apoiada em tal concepção, são analisados os enunciados dos alunos, dando o sentido da pesquisadora para os sentidos dados pelos mesmos à experiência pedagógica vivida. Para tanto, fez-se necessário investigar o universo que permeia a inter-rela; |
Palavras-chave |
alfabetização científica; alfabetização digital; alfabetização tecnológica; ciência; cultura; inclusão; plataforma Lattes; culture; digital literacy; inclusion; Lattes plataform; science; scientific literacy; technological literacy; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-03-15; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1888; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |