TCC:
Napoli, Narayana Palhares(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Núcleo de Educação
para a Paz (NEP), iniciativa do Colégio Loyola criada em 2014, diante dos desafios
do enfrentamento ao bullying e da construção ...
TCC:
Silva, Mateus de Jesus Figueiredo da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo socializa como as ideias da Pedagogia Inaciana, da Educação do Campo e,
principalmente, da Ecologia Integral se unem nas atividades de ensino da Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFAJ), ...
TCC:
Teixeira, Mateus Barradas(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo propõe uma resposta da Pedagogia Inaciana à chamada Sociedade do Cansaço, especialmente no contexto do uso excessivo de smartphones em
ambiente escolar. Partindo da análise da Lei ...
TCC:
Martins, Mary Hellen(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo busca compreender como os princípios da espiritualidade
inaciana podem contribuir para um acolhimento mais humano, sensível e inclusivo de
estudantes com necessidades educacionais especiais, ...
TCC:
Martins, Maria Juliana Batista(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo tem como objetivo apresentar a atividade “Como me sinto
quando…” motivada pelo paradidático Pedro vira porco-espinho, de Janaina Tokitaka
(2017) e desenvolvida com os estudantes dos ...
TCC:
Zimmer, Maria Cláudia de Souza(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo analisar como a Inteligência Artificial no contexto educacional pode ser orientada pelos princípios da Pedagogia Inaciana,
promovendo uma educação transformadora, ética e ...
TCC:
Barbosa, Márcia Corrêa(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática das Assembleias
Escolares em um colégio da Rede Jesuíta de Educação, o Colégio Loyola, destacando
sua implementação como estratégia pedagógica ...
TCC:
Lopes, Kátia Maria de Conto(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do componente curricular
“Projeto de Vida” para a formação integral dos estudantes do Ensino Médio do Colégio
Anchieta de Porto Alegre. A pesquisa, ...
TCC:
Castro, Karen Arrudas de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os impactos da Formação Integral, fundamentada na Educação Jesuítica, na constituição do sujeito contemporâneo, a partir de um olhar psicanalítico. Em um ...
TCC:
Ferreira, Juliana Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O artigo investiga a integração da Pedagogia Inaciana na formação de lideranças educacionais, a partir de um estudo de caso no Colégio Anchieta, localizado em Nova Friburgo/RJ. Fundamentado nos princípios ...
TCC:
Limoeiro, Juliana Macêdo(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo tem como objetivo analisar o trabalho de mediação escolar
dos estagiários de contratados pelo Colégio Antônio Vieira para apoiar a educação dos
alunos com necessidades especiais. ...
TCC:
Carrara, Juliana de Paula(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo busca analisar a atuação do setor de Relacionamento Institucional do Colégio São Luís (CSL), com ênfase no processo de ingresso de novos alunos na instituição, demonstrando a importância de ...
TCC:
Santos, José Ildo dos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta pesquisa teve como objetivo estruturar eixos e diretrizes gerais de ação
para a elaboração de um plano de disseminação da concepção de liderança
transformacional no contexto dos educadores da ...
TCC:
Morais, João Philipe Spinelli(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho analisa a integração de tecnologias educacionais na gestão pedagógica do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, instituição pertencente à Rede Jesuíta de Educação. Considerando o contexto ...
TCC:
Andrade, João Maicon Pereira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo investiga o impacto do imediatismo na formação e orientação de
jovens líderes em um contexto de cultura acelerada e hiperconectada. Com base na
pedagogia inaciana e em referenciais como ...
TCC:
Dias, Jardeli Oliveira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo propõe uma reflexão sobre a contribuição da pedagogia inaciana na
gestão escolar em tempos desafiadores. O que motivou para a realização de uma formação realizada com os Assistentes ...
TCC:
Schütz, Irineu Juarez(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Na perspectiva de identificar a importância da dimensão espiritual na
primeira infância, de modo especial na educação infantil, esta pesquisa propõe uma
abordagem sobre a espiritualidade inaciana ...
TCC:
Santos, Graziela Mercedes dos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Esta pesquisa analisa como a prática dos Exercícios Espirituais de Santo
Inácio pode ser uma experiência que impacta diretamente no desenvolvimento
integral dos educadores, refletindo positivamente ...
TCC:
Schiavi, Giulia Milanez Peña(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo objetivou apresentar percepções da educação em dança
em contextos de educação básica buscando relações com a Educação Integral na
perspectiva da Pedagogia Inaciana. A discussão foi ...
TCC:
Teixeira, Gabriel Silva de Araujo(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo investiga as aproximações entre a pedagogia inaciana, fundamentada nos princípios de Santo Inácio de Loyola, e a pedagogia freireana, formulada por Paulo Freire, a partir de uma crítica comum ...