Resumo:
Esta tese tematiza o fenômeno do empresariamento da educação. Seu objetivo principal foi examinar o Movimento Todos pela Educação e sua condição de porta-voz da educação brasileira a partir da análise das redes de influência que o constituem. Já os objetivos específicos incluíram: contextualizar e compreender as redes de influência política no empresariamento da educação; mapear as relações e os movimentos internos das redes que constituem o Movimento Todos Pela Educação; e analisar o lugar de fala do Movimento, buscando entender sua constituição como porta-voz da educação brasileira amparada pela constituição de sua rede de influência. O estudo teve como procedimentos metodológicos a análise documental e a etnografia de redes, com base na Teoria do Ator-Rede e na utilização do software Gephi para a visualização da rede. A imersão nos Relatórios de Atividades no período de 2006 a 2020, como corpus empírico possibilitou destacar, enquanto categorias, a constituição das redes, a construção das tramas políticas e a ressonância em rede que se manifesta nas tecnologias da performatividade. Na trama analítica, autores como Ulrich Beck, Richard Sennet, Peter Miller, Nikolas Rose, Viviane Klaus, Osvaldo López-Ruiz, Pierre Dardot, Christian Laval, Manuel Castells e Stephen Ball forneceram insights importantes para a pesquisa, endossando o debate sobre sociedade em rede e sobre as tecnologias na transformação do mundo, especialmente na racionalidade neoliberal que favorece a emergência do empresariamento da educação. A tese defende que as redes de influência política funcionam como tecnologia da performatividade em uma racionalidade que prioriza a concorrência e mercadorização. O Movimento Todos pela Educação, como exemplo dessa rede de influência, atua como porta-voz da educação brasileira, tendo seu discurso legitimado pelas evidências acerca do contexto educacional, apresentadas. A pesquisa contribui para a discussão sobre o empresariamento da educação, reconhecendo as
novas formas de governança em rede e sua incidência nas políticas educacionais.