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Diálogo entre tradição e atualização: uma análise dos documentos orientadores da gestão da educação jesuíta no Brasil (1980 – 2019)

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Autor Schneider, Dario;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8047355882909574;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Diálogo entre tradição e atualização: uma análise dos documentos orientadores da gestão da educação jesuíta no Brasil (1980 – 2019);
Resumo Esta pesquisa busca analisar o apostolado educacional da Companhia de Jesus, idealizado por Iñigo de Loyola, no século XVI, com enfoque no processo histórico da educação jesuíta, diálogo entre a tradição secular e a atualização da sua pedagogia no século XXI. O estudo utiliza-se do método de análise documental proposto por André Cellard, com o objetivo de analisar, com base nos documentos orientadores do apostolado educacional, formulados entre 1980 e 2019, as concepções de liderança dos gestores educacionais, tanto jesuítas quanto leigos/leigas, que norteiam o desenvolvimento de suas atribuições e funções, e como estas relacionam tradição e atualização em sua atuação na contemporaneidade. Articulam-se o contexto da educação jesuíta nas décadas finais do século XX e iniciais do século XXI; também apresentam-se as condições de produção dos documentos analisados em suas conjunturas sócio-históricas e educacionais; identificam-se as principais concepções e os meios de atuação da liderança inaciana de jesuítas e de leigos/leigas na gestão dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) nos diferentes documentos analisados; e, finalmente, identificam-se as relações dialógicas entre tradição e atualização inerentes à gestão educacional apresentadas nos documentos, pensando-as em suas relações com o contexto sócio-histórico e educacional em que foram formuladas. Os documentos selecionados refletem, em parte, a narrativa histórica da Pedagogia da Companhia de Jesus, atenta às pessoas, tempos e lugares, ao longo destes quase cinco séculos. Podemos concluir que o exercício da liderança e a busca da excelência exigem competências técnicas, acadêmicas e humanas, tríptico basilar da Pedagogia Inaciana. A tradição da educação jesuíta, a prática da gestão educacional e a atualização das práticas da Pedagogia Inaciana emergem do processo de discernimento como expressão tangível das características da inacianidade e do compromisso no presente com uma entrega de educação de qualidade. A colaboração, a comunicação e a organização da rede global das instituições jesuítas são percebidas como indicadores da prática de gestão dos colégios da RJE na atualidade. Assim, a Rede busca manter vivas práticas de excelência, ethos da educação jesuíta, apoiadas no legado da tradição e do compromisso com a atualização, caracterizadas pelo seu modo de ser, modo de proceder e modo de examinar. A constante busca da fidelidade criativa aos princípios e aos valores humanistas é entendida aqui como direcionadora à gestão e às práticas pedagógicas, na contemporaneidade, da RJE, nas quais o paradigma burocrático da gestão educacional é traduzido em paradigma de serviço com enfoque na missão, capaz de frutificar em generosidade e sabedoria dos processos de discernimento e adaptabilidade das ações.;
Abstract This research seeks to analyze the educational apostolate of the Society of Jesus, idealized by Iñigo de Loyola, in the sixteenth century, focusing on the historical process of Jesuit education, dialogue between the secular tradition and the updating of its pedagogy in the twenty-first century. The study uses the documentary analysis method proposed by André Cellard, with the objective of analyzing, based on the guiding documents of the educational apostolate, formulated between 1980 and 2019, the leadership conceptions of educational managers, both Jesuits and lay people, who guide the development of their attributions and functions, and how these relate tradition and updating in their performance in contemporaneity. The context of Jesuit education in the final decades of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century is articulated; The conditions of production of the analyzed documents in their socio-historical and educational conjunctures are also presented; The main conceptions and means of action of the Ignatian leadership of Jesuits and lay men and women in the management of the colleges of the Jesuit Education Network (EJN) are identified in the different documents analyzed; and, finally, the dialogical relations between tradition and updating inherent to educational management presented in the documents are identified, thinking about them in their relations with the socio-historical and educational context in which they were formulated. The selected documents reflect, in part, the historical narrative of the Pedagogy of the Society of Jesus, attentive to people, times and places, over these almost five centuries. We can conclude that the exercise of leadership and the pursuit of excellence require technical, academic and human skills, a basic triptych of Ignatian Pedagogy. The tradition of Jesuit education, the practice of educational management, and the updating of the practices of Ignatian Pedagogy emerge from the process of discernment as a tangible expression of the characteristics of Ignatian Pedagogy and the commitment in the present to the delivery of quality education. The collaboration, communication and organization of the global network of Jesuit institutions are perceived as indicators of the management practice of the EJN colleges today. Thus, the Network seeks to keep alive practices of excellence, the ethos of Jesuit education, supported by the legacy of tradition and the commitment to updating, characterized by its way of being, way of proceeding and way of examining. The constant search for creative fidelity to humanistic principles and values is understood here as directing the management and pedagogical practices, in contemporaneity, of the EJN, in which the bureaucratic paradigm of educational management is translated into a paradigm of service with a focus on the mission, capable of bearing fruit in generosity and wisdom of the processes of discernment and adaptability of actions.;
Palavras-chave Educação jesuíta; Pedagogia inaciana; Tradição e atualização; Gestão educacional; Liderança inaciana; Jesuit education; Ignatian Pedagogy; Tradition and updating; Educational management; Ignatian leadership;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-03-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13100;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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