Resumo:
No escopo da Análise do Discurso Digital (ADD), o presente estudo tem por objetivo investigar o fenômeno da heterogeneidade tecnoenunciativa, em particular o tecnodiscurso relatado, e sua implicação para a ação de divulgar a ciência, em tuítes de divulgação científica reunidos pela hashtag #divulgaçãocientífica. O aporte teórico baseia-se nos estudos da ADD, sobretudo na heterogeneidade tecnoenunciativa, com foco no tecnodiscurso relatado, à luz de Paveau (2013; 2014; 2016; 2017; 2021), na teoria das heterogeneidades enunciativas, via Authier-Revuz (1990; 1998; 1999; 2001; 2004; 2008; 2020), Charaudeau (1992, 2008; 2013), Maingueneau (2002; 2014), Brito (2010), Cavalcante et al. (2020); Pinheiro et al. (2020), e nos postulados acerca do discurso relatado compartilhado na Web, consoante Grossmann e Rosier (2018) e Grossmann (2019). Esta investigação compreende descrição, análise e interpretação de um conjunto de cinco tuítes de divulgação científica. Trata-se de estudo qualitativo, apoiado na noção de pequeno corpus, conforme Moirand (2020). Mediante a análise, no Twitter, a categoria do tecnodiscurso relatado, postulada por Paveau (2015; 2017; 2021) é atualizada, diante da complexidade do discurso digital nativo, permitindo um novo conceito para esse objeto de estudo por meio da congruência entre Grossmann e Rosier (2018), Grossmann (2019) e Paveau (2021). Portanto, ancorada nas teorias dos pesquisadores supracitados, esta pesquisa institui o conceito denominado tecnodiscurso relatado compartilhado na Web. Destaca-se, desse modo, que a combinação teórica realizada nesta tese pode oferecer uma visão mais abrangente da categoria do tecnodiscurso relatado no ecossistema Twitter, bem como uma contribuição à Linguística Aplicada, aos estudos do Texto, do Discurso e do Discurso Digital.