Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo descrever e analisar, sob a perspectiva da
midiatização, leituras dos consumidores dos informes do G1 no Instagram sobre a Guerra da Ucrânia, expressadas através de comentários nos conteúdos em questão. Visamos a compreender as reações provocadas pelas notícias sobre a midiatização dessa guerra, bem como opiniões que os usuários expressam nessa espécie de comunidade de trocas que se forma dentro do espaço dos comentários, segundo, ainda, temporalidade cadenciada pelo ritmo das emissões. Nosso problema de pesquisa é: como se constitui, em termos de avaliações, valores, opiniões, a percepção dos leitores dos informes do G1 no Instagram sobre a Guerra da Ucrânia e como essa percepções são articuladas, de acordo com comentários deixados em publicações sobre o assunto, no perfil do G1? Para atingir os objetivos desta pesquisa, optamos por metodologia qualitativa, e será utilizada a técnica de análise de conteúdo junto a uma amostra de 21.278 comentários realizados em 3 publicações no perfil do G1 no Instagram entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023, cada postagem correspondendo a uma das fases nas quais organizamos o total de conteúdos coletados. Para dar conta desse total de comentários, fizemos uma leitura e
classificação deles em conjuntos de temas para cada uma das postagens e separamos alguns exemplos para demonstrar esses conjuntos. Inicialmente, foram coletadas todas as publicações sobre o assunto ao longo do período de um ano que citamos anteriormente, e, após, foi selecionada essa amostra das publicações. Trata-se de uma Guerra com a qual só temos contato, no Brasil, através da midiatização, por isso, nossa análise parte justamente dessa visão. Valemo-nos também de uma revisão de literatura de conceitos convergentes com a natureza do nosso objeto, como é o caso das noções de midiatização, midiatização jornalística, acontecimento, agendamento, jornalismo e imagens, participação e ética jornalística. Para tanto, fazemos um apanhado desses conceitos para descrever e compreender o cenário de desenrolar da Guerra por parte dos receptores desses produtos.