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Indicadores de desempenho e determinantes de custos: um estudo em um centro de distribuição atacadista

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metadataTrad.dc.contributor.author Werner, Letícia Darsie;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1316544252414864;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Mareth, Taciana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7505216300348875;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Indicadores de desempenho e determinantes de custos: um estudo em um centro de distribuição atacadista;
metadataTrad.dc.description.resumo As organizações têm enfrentado diversos desafios provocados pela globalização e potencializados pelo advento da pandemia Covid-19. A utilização de canais de vendas on-line cresceu nos últimos anos e, ainda que muitas empresas já estivessem adaptadas ao formato de vendas em plataformas digitais, outras tiveram que se adequar a esta nova realidade. Com isso, as exigências dos clientes também aumentaram e, para atender às novas demandas do mercado, os centros de distribuição podem viabilizar e otimizar o fluxo de mercadorias. Por efeito das mudanças nos hábitos de consumo, a complexidade das operações dos CDs aumentou, tornando o planejamento das suas atividades ainda mais relevante para as organizações alcançarem diferencial competitivo. Para minimizar os problemas inerentes aos CDs em geral, pode-se utilizar ferramentas como avaliação de desempenho aliada à compreensão das causas que incitam a ocorrência dos custos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os indicadores de desempenho e os determinantes de custos de um centro de distribuição atacadista. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso em uma empresa atacadista tradicional de pequeno porte, situada no estado do Rio Grande do Sul. Foram levantadas informações por meio de uma abordagem multimétodo, que incluiu a realização de grupos focais, observações participantes, revisão de literatura, entrevistas com o diretor da empresa e pesquisa documental. Assim, as quatro principais operações do CD, quais sejam o recebimento de mercadorias, o armazenamento, a separação de pedidos e a expedição, foram mapeadas para possibilitar a compreensão do funcionamento da organização como um todo e identificar problemas no desempenho das atividades inerentes a cada operação. Uma lista com 82 indicadores de desempenho categorizados em cinco dimensões foi elaborada a partir da literatura e, destes, 65 indicadores foram considerados aplicáveis ao CD em estudo. A análise dos determinantes de custos do CD demonstrou que a escala, os fatores institucionais, a diversidade de fornecedores, o escopo, a tecnologia e o grau de verticalização envolvem escolhas estratégicas que apresentam reflexos positivos nos custos do CD. Os determinantes de custos de execução evidenciaram a capacidade do CD executar suas operações com eficiência e foi possível observar que o arranjo físico possui influência sobre outros fatores, como tempo e utilização da capacidade. A partir da identificação dos fatores que determinam os custos do CD, é possível analisar seus efeitos sobre a performance organizacional por meio de indicadores de desempenho, não somente em termos de custos, mas também de produtividade, qualidade, tempo e flexibilidade. Assim, a avaliação de desempenho pode fornecer insights sobre os impactos dos determinantes de custos na eficiência das operações do CD e contribuir para que a tomada de decisão esteja direcionada para a eficiência dos seus processos e redução de custos.;
metadataTrad.dc.description.abstract Organizations have faced several challenges caused by globalization and heightened by the advent of the Covid-19 pandemic. The e-commerce has grown in recent years and, although many companies have already adapted to sales on digital platforms, others have had to adapt to this new reality. As a result, customer demands have also increased and to attend them, warehouses can facilitate and optimize the flow of goods. Due to changes in consumer habits, the complexity of warehouse operations has increased, making the planning of their activities even more relevant for organizations to achieve a competitive advantage. To minimize the problems inherent to warehouses in general, tools such as performance evaluation can be used combined with understanding the causes that lead to the occurrence of costs. Therefore, this study aims to analyze the relationship between performance indicators and cost drivers of a wholesale warehouse. An applied, qualitative, descriptive research and a case study were carried out in a small traditional wholesale company, located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Information was collected through a multi-method approach, which included conducting focus groups, participant observations, literature review, interviews with the company manager and documentary research. Thus, the four main operations of the warehouse, namely receiving, storage, picking and shipping, were mapped to enable the understanding of the functioning of the organization as a whole and identify problems in the performance of the activities involved in each operation. A list of 82 performance indicators categorized into five dimensions was drawn up from the literature and, of these, 65 indicators were considered applicable to the warehouse in study. The analysis of the warehouse’s cost drivers showed that the scale, institutional factors, suppliers diversity, scope, technology and verticalization involve strategic choices that have positive impacts on warehouse’s costs. The executional cost drivers highlighted the warehouse’s ability to execute its operations efficiently and it was possible to observe that the design has an influence on other factors, such as time and capacity utilization. By identifying the factors that determine warehouse’s costs, it is possible to analyze their effects on organizational performance using performance indicators, not only about costs, but also productivity, quality, time and flexibility. Thus, performance evaluation can provide insights into the impacts of cost drivers on the efficiency of the warehouse’s operations and contribute to decision-making to be directed towards the efficiency of its processes and costs reduction.;
metadataTrad.dc.subject Indicadores de desempenho; Determinantes de custos; Centro de distribuição; Performance indicators; Cost drivers; Warehouse;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-12-20;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12985;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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