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Variáveis condicionantes e seus reflexos na taxa de ocupação hoteleira midscale na cidade de São Paulo: uma abordagem com a utilização de vetor autorregressivo

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Autor Polito, Vítor Inda;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6513079452279808;
Orientador Reis, Magnus dos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8995032625426519;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Variáveis condicionantes e seus reflexos na taxa de ocupação hoteleira midscale na cidade de São Paulo: uma abordagem com a utilização de vetor autorregressivo;
Resumo O presente estudo aborda o papel proeminente do turismo de negócios na economia brasileira, com enfoque especial em São Paulo. O estudo ressalta a relevância dos gastos com hospitalidade, refletidos na taxa de ocupação hoteleira, especialmente no segmento midscale, para impulsionar o setor de turismo de negócios. A estrutura conta com a contextualização do turismo de negócios em São Paulo e sua relevância econômica, enfatizando a importância de compreender as variáveis que afetam a taxa de ocupação hoteleira. O objetivo principal é analisar a influência dessa taxa em relação a várias variáveis explicativas, visando compreender suas inter-relações e explicar seu comportamento. A metodologia adotada é o modelo Vetor Autorregressivo (VAR), amplamente utilizado em economia e finanças para analisar séries temporais interdependentes. A função resposta ao impulso é empregada para compreender como choques ou perturbações em uma variável podem afetar o comportamento de outras variáveis no sistema. Foi possível verificar que um impulso na diária média econômica com resposta na taxa de ocupação midscale revelou que um choque estrutural no preço do setor econômico impacta positivamente a taxa de ocupação. A influência de choques no Índice de Atividade Econômica do Banco Central na taxa de ocupação misdcale mostrou-se também intuitiva, demonstrando que a atividade econômica tem papel crucial na operação hoteleira, com impacto positivo. Outro resultado intuitivo é relacionado ao impulso na diária média midscale, pois permite inferir impacto negativo na taxa de ocupação midscale, já que a demanda de um bem é afetada por variações nos preços. Gestores hoteleiros podem se beneficiar do estudo ao alocar recursos de maneira eficiente e prever a demanda com base em técnicas e metodologias objetivas.;
Abstract The study approaches the prominent role of business tourism in the Brazilian economy, with a special focus on São Paulo. The study emphasizes the relevance of spending on hospitality, reflected in the hotel occupancy rate, especially in the midscale segment, in order to boost the business tourism sector. The structure includes the context of business tourism in São Paulo and its economic relevance, emphasizing the importance of understanding the variables that affect the hotel occupancy rate. The main objective is to analyze the influence of this rate in relation to several explanatory variables, aiming to understand their interrelationships and explain their behavior. The methodology chosen is the Vector Autoregressive (VAR) model, widely used in economics and finance to analyze interdependent time series. The impulse response function is employed to understand how shocks or disturbances in one variable can affect the behavior of other variables in the system. It was possible to certify that an impulse in the average economic daily rate with a response in the midscale occupancy rate revealed that a structural shock in the price of the economic sector has a positive impact on the occupancy rate. The influence of shocks at the Economic Activity Index from the Central Bank's on the misdcale occupancy rate was also intuitive, demonstrating that economic activity has a crucial role in hotel operations, with a positive impact. Another intuitive result is related to the boost in the midscale average daily rate, as it allows us to infer a negative impact on the midscale occupancy rate, since the demand of a good is affected by price variations. Hotel managers can benefit from the study by allocating resources efficiently and forecasting the demand based on objective techniques and methodologies.;
Palavras-chave Turismo de negócios; Hospitalidade; Vetor autorregressivo; Função resposta ao impulso; Business tourism; Hospitality; Autoregressive vector; Impulse response function;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-09-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12927;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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