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Interação do ensino superior com o setor produtivo em regiões periféricas: uma análise das ações do Instituto Federal do Tocantins no campo da extensão acadêmica

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Autor Sarmento, Januário Neto Pereira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3614344919859297;
Orientador Ruffoni, Janaína;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6932170700672349;
Co-orientador Spricigo, Gisele;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4956923283034044;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Interação do ensino superior com o setor produtivo em regiões periféricas: uma análise das ações do Instituto Federal do Tocantins no campo da extensão acadêmica;
Resumo As Instituições de Ensino Superior (IES) são atores fundamentais no processo inovativo e de desenvolvimento socioeconômico. A discussão inerente à atuação dessas instituições para além do ensino e da pesquisa está abrigada na abordagem teórica denominada “terceira missão”, que se efetiva quando a IES extrapola os “próprios muros”, por meio da realização de atividades interativas com atores externos, numa perspectiva socioeconômica, cultural, ambiental etc. Embora a literatura acadêmica de terceira missão seja composta por uma diversidade de estudos, tanto em nível nacional como internacional, não se trata de um campo de pesquisa plenamente consolidado. É necessário caracterizar melhor a terceira missão em regiões periféricas e, sobretudo, compreender o papel da extensão acadêmica nesse processo. Aproveitando-se dessa necessidade teórica, o presente estudo estabeleceu o seguinte problema de pesquisa: como é possível caracterizar a terceira missão de uma instituição de ensino superior localizada em região periférica, a partir da extensão acadêmica por ela ofertada junto ao setor produtivo? Elegeu-se o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uma instituição de ensino superior localizada em região periférica, para efetivação da pesquisa empírica, com recorte para a extensão acadêmica desenvolvida pela IES. O objetivo que direcionou a presente pesquisa foi o seguinte: compreender o processo de engajamento do Instituto Federal do Tocantins em atividades de terceira missão, a partir da extensão acadêmica ofertada por esta IES junto ao setor produtivo. A respeito dos procedimentos metodológicos, realizou-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, de natureza básica. Do ponto de vista dos objetivos, foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: análise documental e entrevista por pauta. A análise documental foi composta por 36 projetos de extensão ofertados e concluídos entre 2019 e 2022, além de outros documentos normativos e direcionadores da política extensionista da IES. Participaram das entrevistas o Pró-Reitor de Extensão da IES, os coordenadores ou Responsáveis Técnicos dos setores de extensão nos campi e os proponentes de projetos de extensão cujos beneficiários diretos eram integrantes do setor produtivo. Os dados foram explorados por meio de análise de conteúdo, seguindo o magistério de Bardin (2016) e Franco (2005), com o apoio do Software NVivo 14. Por meio dos resultados encontrados, pôde-se concluir que a extensão acadêmica tem sido uma dimensão muito importante na efetivação da terceira missão da IES. Trata-se de uma terceira missão heterogênea, tanto em relação às atividades realizadas como em relação às formas de conexão. Segue uma lógica essencialmente ofertista, em razão da fragilidade da demanda. Os atores externos dessa interação são, em sua maioria, compostos pelo setor produtivo do ramo do agronegócio, o que é uma característica bem presente na própria atividade econômica da localidade onde a instituição analisada se encontra. Alguns pontos críticos merecem atenção, visando o fortalecimento das interações da IES com o setor produtivo: melhoria do sistema de incentivo aos atores internos; melhoria da política de governança da interação, principalmente no tocante a alguns princípios desta (transparência, participação mais ativa dos stakeholders, melhoria normativa); maior valorização da extensão acadêmica, inclusive no tocante ao financiamento desta dimensão. Para estudos futuros, sugere-se a complementação dos resultados encontrados na presente pesquisa, por meio da apresentação e análise da percepção dos atores externos (setor produtivo), os quais se vinculam à instituição no campo da extensão acadêmica.;
Abstract Higher Education Institutions (HEIs) are fundamental actors in the innovative and socioeconomic development process. The discussion inherent to the performance of these institutions beyond teaching and research is housed in the theoretical approach called “third mission”, which takes effect when the HEI goes beyond its “own walls”, through the carrying out of interactive activities with external actors, in a socioeconomic, cultural, environmental perspective, etc. Although third mission academic literature is made up of a diversity of studies, both nationally and internationally, it is not a fully consolidated field of research. It is necessary to better characterize the third mission in peripheral regions and, above all, understand the role of academic extension in this process. Taking advantage of this theoretical need, the present study established the following research problem: how is it possible to characterize the third mission of a higher education institution located in a peripheral region, based on the academic extension offered by it in the productive sector? The Federal Institute of Tocantins (IFTO), a higher education institution located in a peripheral region, was chosen to carry out the empirical research, focusing on the academic extension developed by the IES. The objective that guided this research was the following: to understand the process of engagement of the Federal Institute of Tocantins in third mission activities, based on the academic extension offered by this HEI in the productive sector. Regarding methodological procedures, a case study was carried out, with a qualitative approach, of a basic nature. From the point of view of objectives, it was an exploratory and descriptive research. Two instruments were used for data collection: document analysis and agenda interview. The documentary analysis consisted of 36 extension projects offered and completed between 2019 and 2022, in addition to other normative documents and guidelines for the HEI's extension policy. The IES Pro-Rector of Extension, the coordinators or Technical Managers of the extension sectors on the campuses and the proponents of extension projects whose direct beneficiaries were members of the productive sector participated in the interviews. The data was explored through content analysis, following the teachings of Bardin (2016) and Franco (2005), with the support of NVivo 14 Software. Through the results found, it was possible to conclude that academic extension has been a very important dimension in carrying out the third mission of the IES. This is a third heterogeneous mission, both in relation to the activities carried out and in relation to the forms of connection. It follows an essentially supply-side logic, due to the fragility of demand. The external actors in this interaction are, for the most part, made up of the productive sector of the agribusiness sector, which is a characteristic very present in the economic activity of the location where the institution analyzed is located. Some critical points deserve attention, aiming to strengthen the interactions between the IES and the productive sector: improving the incentive system for internal actors; improvement of the interaction governance policy, mainly regarding some of its principles (transparency, more active participation of stakeholders, regulatory improvement); greater appreciation of academic extension, including with regard to financing this dimension. For future studies, it is suggested to complement the results found in this research, through the presentation and analysis of the perception of external actors (productive sector), which are linked to the institution in the field of academic extension.;
Palavras-chave Instituições de ensino superior; Instituto Federal do Tocantins; Terceira missão do ensino superior; Extensão acadêmica; Setor produtivo; Higher education institutions; Federal Institute of Tocantins; Third mission of higher education; Academic extension; Productive sector;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-10-25;
Agência de fomento IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12814;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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