metadataTrad.dc.contributor.author |
Schuster, Bruna Elisa; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7600520402114875; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Schlemmer, Eliane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Aprendizagem inventiva em ato conectivo: as práticas pedagógicas no contexto da Educação OnLIFE; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A presente pesquisa de mestrado está relacionada com o desenvolvimento de práticas pedagógicas, na perspectiva da aprendizagem inventiva em ato conectivo transorgânico no contexto da Educação OnLIFE. Na problematização do tempo presente, emerge a questão de pesquisa: “Como a aprendizagem inventiva em ato conectivo, potencializa o desenvolvimento de práticas pedagógicas no contexto da Educação OnLIFE?”. Tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas fundamentadas na teoria da aprendizagem inventiva, articulada ao conceito de ato conectivo transorgânico, a fim de compreender como podem potencializar a Educação OnLIFE. A dissertação articula na perspectiva teórico-metodológica, a cognição inventiva (KASTRUP), o ato conectivo transorgânico (DI FELICE), a gamificação (SCHLEMMER) e a Educação OnLIFE (SCHLEMMER, MOREIRA), além dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. A pesquisa apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco (2015), para a produção e análise dos dados. Os dados produzidos nos dispositivos da pesquisa foram registrados em textos, fotos, áudios e vídeos, os quais foram transcritos e, juntamente com os registros realizados no diário de percurso, analisados durante o percurso fundamentados pelas contribuições dos intercessores teóricos e, considerando o problema e objetivos da pesquisa. Do movimento de análise, que constitui uma
pesquisa-intervenção, emergiram pistas que nos ajudaram a responder o problema
de pesquisa e alcançar os objetivos propostos, dentre as quais destacam-se: experiências de problematização; novas formas de habitar; ruptura das fronteiras
geográficas; compreensão da complexidade; processos colaborativos e cooperativos; e educação cidadã e sustentável. No que se refere ao objetivo de pesquisa, foram desenvolvidas diferentes práticas pedagógicas na ação “COnectaKaTching: Um mundo de conexões”, as quais, fundamentadas pela teoria da aprendizagem inventiva em ato conectivo transorgânico (SCHLEMMER, 2022, 2023) forneceram os elementos: protagonismo ecológico-conectivo, autoria, coengendramento de TD e gamificação, para potencializar a Educação OnLIFE. Por fim, entende-se que a dissertação contribui para o avanço do conhecimento na área, na medida em que evidenciou pistas que auxiliam no processo de construção dessa nova teoria de aprendizagem, coerente com a realidade híbrida e hiperconectada na qual as crianças e adolescente se desenvolvem e, produziu novas práticas pedagógicas que, além de potencializar a Educação OnLIFE, contribuem para problematizar as práticas a tempos institucionalizadas nas escolas. Com a discussão acerca das possibilidades de desenvolvimento, em co-criação de práticas
pedagógicas inventivas, que permitam o extrapolar dos espaços físicos geográficos
das instituições, partindo da compreensão de que a aprendizagem emerge na
problematização do tempo/mundo presente, com a criação de novos habitares do
ensinar e do aprender, onde a invenção é potencializada pelo ato conectivo transorgânico, portanto, que ocorre entre as entidades humanas e não humanas, em
rede, em uma perspectiva ecossistêmica.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The present master's research is related to the development of pedagogical practices, from the perspective of inventive learning in a transorganic connective act in the context of OnLIFE Education. In the problematization of the present time, the research question emerges: “How does inventive learning in a connective act enhance the development of pedagogical practices in the context of OnLIFE Education?”. It aims to develop pedagogical practices based on the theory of inventive learning, articulated to the concept of transorganic connective act, in order to understand how they can enhance OnLIFE Education. The dissertation articulates, from a theoretical-methodological perspective, inventive cognition (KASTRUP), the transorganic connective act (DI FELICE), gamification (SCHLEMMER) and OnLIFE Education (SCHLEMMER, MOREIRA), in addition to the results of research carried out by GPe-dU UNISINOS/CNPq. The research appropriates the Cartographic Method of Research-Intervention, proposed by Passos, Kastrup, Escóssia and Tedesco (2015), for the production and analysis of data. The data produced in the research devices were recorded in texts, photos, audios and videos, which were
transcribed and, together with the records made in the course diary, analyzed during the course based on the contributions of the theoretical intercessors and, considering the problem and research objectives. From the analysis movement, which constitutes an intervention-research, clues emerged that helped us to answer the research problem and reach the proposed objectives, among which stand out: problematization experiences; new ways of living; rupture of geographic borders; understanding of complexity; collaborative and cooperative processes; and citizenship and sustainable education. With regard to the research objective, different pedagogical practices were developed in the action “COnectaKaTching: A world of connections”, which, based on the theory of inventive learning in a transorganic connective act (SCHLEMMER, 2022, 2023) provided the elements: protagonism ecological-connective, authoring, DT co-engendering and gamification, to enhance OnLIFE Education. Finally, it is understood that the dissertation contributes to the advancement of knowledge in the area, as it evidenced clues that help in the construction process of this new learning theory, consistent with the hybrid and
hyperconnected reality in which children and adolescents live. develop and produced
new pedagogical practices that, in addition to enhancing OnLIFE Education, contribute to problematize practices long institutionalized in schools. With the discussion about the possibilities of development, in co-creation of inventive pedagogical practices, that allow the extrapolation of the physical geographic spaces of the institutions, starting from the understanding that learning emerges in the problematization of the present time/world, with the creation of new dwellings of teaching and learning, where invention is potentiated by the transorganic connective act, therefore, that occurs between human and non-human entities, in a network, in an ecosystemic perspective.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação OnLIFE; Práticas pedagógicas inventivas; Aprendizagem inventiva; OnLIFE education; Inventive pedagogical practices; Inventive learning; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2023-06-26; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12760; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |