Autor |
Albuquerque, Ananda Zambi de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4202304296490632; |
Orientador |
Lopes, Tiago Ricciardi Correa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5596822950536203; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986; |
Resumo |
Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época.; |
Abstract |
During the 1980s, Brazilian rock — or “BRock” — became a relevant spokesperson in favor of the end of the civil-military dictatorship. In addition to the musical sphere, the cultural universe of BRock was also linked to its visual dimension, once artists depended on inserts, posters, photos, videos, clothes and other materials to publicize their work and consolidate their identity. In this context, the video clip format became a landmark of BRock’s visuality of that period. This research intends to understand the audiovisual aspects of Brazilian rock in the 1980s, manifested specifically in video clips released in 1986, the most prosperous year of the BRock movement. Epistemologically, the research is part of a technocultural perspective, based on the concepts of Shaw (2008) and Fischer (2013), and adopts the Benjaminian cartography as methodological ballast for the incursions on the observed materials. The analyzes highlight the main characteristics of the audiovisualities of the video clips in question, presented in three constellations: urbanity, performance and reminiscence, in which remnants of updated countercultural traits in the audiovisual technoculture of the 1980s were identified. So, the research concludes that a certain techno(counter)culture that took shape in the national territory in the 1980s was decisive for dissatisfaction with the current political and social normative systems to be manifested through music, with the BRock movement – even if incorporated into show business – an important agent causing aesthetic ruptures and breakdowns in the media field, which contributed to shaping the identity of an era.; |
Palavras-chave |
Contracultura; Tecnocultura; Rock brasileiro; Videoclipe; Cartografia; Counterculture; Technoculture; Brazilian rock; Video clip; Cartography; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-05-02; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |