Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Santos, Michele Schuster dos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Schneider, Cristina Seibert; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6258378999346520; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Palco virtual: prática teatral em tempos de pandemia; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar o desenvolvimento de práticas teatrais nos anos iniciais em ambiente virtual, e por objetivo específico analisar como o teatro auxilia no desenvolvimento das crianças mesmo sem a presencialidade. Para tanto, embasaram o referencial teórico os seguintes autores: Schlemmer (2006), Hensel (2018), Moreira e Silva (1995), Mallmann (2013), Bersch e Schlemmer (2017), Oliveira, Lucas, Iquiapaza (2020), Maltaet al. (2020), Varella (2020), Fernandes (2012), Flôres (2020), Santana (2018), Souza et al. (2014), Paulin e Foster (2020) e o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia foi realizada a partir de um estudo de caso sobre o projeto Palco Virtual: Oficinas de Teatro On-line, no qual as crianças, de 7 a 13 anos, experimentaram o fazer teatral virtualmente em razão do distanciamento social como medida de segurança sanitária em função da pandemia de COVID-19. Concluiu-se que é possível desenvolver práticas teatrais em ambientes virtuais de aprendizagem, vivenciando o teatro, seus benefícios e suas técnicas; ou seja, houve desenvolvimento, imaginação e criação. As crianças compreenderam que não estão sozinhas e isoladas, se tornando mais sensíveis e reflexivas. Dessa forma, evidencia-se que o teatro, tanto presencial quanto virtual, transforma a vida de quem o experimenta, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de sua identidade e de uma crítica própria, preparando cada um por meio da vivência grupal para um convívio social mais humano.; |
metadataTrad.dc.subject | Teatro; Educação; Ambiente Virtual; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2021-07-07; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12665; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Graduação; |
metadataTrad.dc.curso | Pedagogia; |