metadataTrad.dc.contributor.author |
Araújo, José Carlos da Cruz; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Proposta de um núcleo de ambientes itinerantes de aprendizagem no desenvolvimento socio-criativo-educacional para alunos da educação inclusiva; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este artigo tem como objetivo verificar as possibilidades das ações do Núcleo de Ambientes Itinerantes de Aprendizagem, que venham possibilitar o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para atender às necessidades educacionais dos alunos inseridos na Educação Inclusiva. Para isto, desenvolveremos trabalhos com os setores de Pedagogia, Psicologia e Educação Física, traduzindo para um formato prático todas as atividades teóricas das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, apresentaremos um estudo com artigos voltados para o desenvolvimento de atividades com estudantes de inclusão. O trabalho que será desenvolvido por este Núcleo tem como base a Pedagogia Inaciana e vem contribuir no entendimento de ações e funções didáticas nas atividades pedagógicas e conteúdos desenvolvidos em sala de aula, consequentemente a formação humana e integral dos estudantes, atendidos pela educação inclusiva. Tendo como propósito de trabalhar os repertórios cognitivos, afetivos e motores, a partir de atividades psicomotoras, com fim em desenvolver os reflexos inatos, acrescentando em sua vivência experiências práticas de construção do conhecimento, proporcionando, além de tudo, o prazer, através de atividades lúdicas, promovendo o crescimento de um ser humano autônomo, crítico, espontâneo, questionador, organizado e atuante na sociedade. Através desta proposta, pensamos que o processo de ensino e aprendizagem terá um crescimento pedagógico, que irá oferecer meios e caminhos para estes estudantes serem protagonistas de suas aprendizagens por toda a vida.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This article aims to verify the possibilities of the actions of the Center for Itinerant Learning Environments, which will enable the development of a pedagogical practice aimed at meeting the educational needs of students inserted in Inclusive Education, for this we will develop works with the sectors of pedagogy, psychology, and physical education, translating into a practical format, all theoretical activities, from the various disciplines that make up the school curriculum. In this exploratory research of qualitative approach, we present a study with articles focused on the development of activities with inclusion students. work that will be developed by this Nucleus is based on The Ignatian Pedagogy and comes to contribute to the understanding of actions and didactic functions in pedagogical activities and contents developed in the classroom, consequently the human and integral formation of students, attended by inclusive education. With the purpose of working the cognitive, affective, and motor repertoires, from psychomotor works with an end, to develop the inborn reflexes, adding in their experience practical experiences of knowledge construction, providing, in addition, pleasure, through playful activities, promoting the growth of an autonomous, critical, spontaneous, questioning, organized and active human being in society. This proposal, we think that the teaching and learning process will have a pedagogical growth, which will offer means and paths for these students, to be protagonists of their learning throughout their lives.; |
metadataTrad.dc.subject |
Ambientes itinerantes de aprendizagem; Educação física; Educação inclusiva; Pedagogia Inaciana; Itinerant learning environments; Physical education; Inclusive education; Ignatian pedagogy; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-01-01; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12493; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Especialização; |
metadataTrad.dc.curso |
Especialização em Educação Jesuítica; |