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Relações entre gênero e docência na educação profissional e tecnológica: análise da produção acadêmica entre 2010 e 2020

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Autor Conceição, Ana Lúcia Paula da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/43379769809284;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Relações entre gênero e docência na educação profissional e tecnológica: análise da produção acadêmica entre 2010 e 2020;
Resumo Esta pesquisa tem dois objetivos principais: descrever e analisar os sentidos atribuídos à docência na produção acadêmica educacional brasileira entre os anos 2010 e 2020 sobre os Institutos Federais; e, examinar de que modo gênero organiza a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) descrita e problematizada pela produção acadêmica educacional brasileira selecionada. O estudo busca apoio teórico-metodológico nos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos em Gênero, em articulação com a perspectiva pós-estruturalista. Para a análise, desenvolveu-se uma metapesquisa, pesquisa sobre pesquisas, operando com os conceitos de docência e gênero para examinar um conjunto de produções acadêmicas realizadas no/sobre o contexto dos Institutos Federais. Os/As principais autores/as que embasam as análises são: Biesta (2017); Dal’Igna (2017; 2023); Fabris; Dal’Igna (2017); Foucault (2004; 2006; 2007); Louro (2007; 2010), Mainardes (2018; 2021); Masschelein; Simons (2018); Meyer (2010); Meyer; Paraíso (2014); Pereira; (2016); Scott (1995); Tardif (2017). Ao final, foi possível mapear e analisar três categorias: a docência como esmaecimento da Pedagogia como ciência da prática educativa; a docência como fortalecimento da Pedagogia como produtora de saberes legítimos; e, o gênero como organizador da docência EPT/EBTT. Assim, a tese sustentada é de que a disputa entre os saberes pedagógicos e os saberes técnicos organizam a docência EPT/EBTT nos Institutos Federais, traduzida em muitas pesquisas como feminilização da docência.;
Abstract This research has two main objectives: one is to describe and analyze the meanings attributed to teaching in the Brazilian educational academic production from 2010 to 2020 about Federal Institutes; and, the other is to examine how gender organizes teaching in Professional and Technological Education (PTE) and in Basic, Technical and Technological Education (BTTE) described and problematized by the selected Brazilian educational academic production. The study pursues theoretical-methodological support in the fields of Teaching Studies and Gender Studies, in articulation with the post-structuralist perspective. For the analysis, a meta-research was developed, the research on the research, operating with the concepts of teaching and gender to examine a set of academic productions carried out in/on the context of Federal Institutes. The main authors supporting the analyzes are: Biesta (2017); Dal’Igna (2017; 2023); Fabris; Dal’Igna (2017); Foucault (2004; 2006; 2007); Louro (2007; 2010), Mainardes (2018; 2021); Masschelein; Simons (2018); Meyer (2010); Meyer; Paraíso (2014); Pereira; (2016); Scott (1995); Tardif (2017). At long last, it was possible to map and analyze three categories: teaching as a weakening of Pedagogy as a science of educational practice; teaching as a strengthening of Pedagogy as a producer of legitimate knowledge; and gender as an organizer of PTE/BTTE teaching. Thus, the supported thesis is that the dispute between pedagogical knowledge and technical knowledge organize PTE/BTTE teaching in Federal Institutes, translated in many studies as the feminization of teaching.;
Palavras-chave Docência; Gênero; Metapesquisa; Institutos Federais; Educação profissional e tecnológica; Teaching; Gender; Meta-research; Federal Institutes; Professional and technological education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-03-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12489;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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