Resumo:
A presente pesquisa busca analisar a nova era de Transformação Digital sob as perspectivas dos escritórios de advocacia dentro das Universidades, conhecido como Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), visando responder a seguinte pergunta: de que forma uma ferramenta de inteligência artificial poderá ser proposta para trazer eficiência nas Instituições de Ensino Superior, tanto sob a ótica dos processos judiciais como de ensino/aprendizagem? Pretende-se demonstrar que através da implementação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial seria possível otimizar o ensino jurídico, e também o atendimento aos clientes do Núcleo. Durante a pesquisa foi adotada a metodologia hipotética dedutiva, através da pesquisa bibliográfica e documental, e para solucionar o problema também foi utilizado o ciclo PDCA, do inglês plan, do, check and act. O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de chatbot com fluxo conversacional baseada em inteligência artificial, para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos e também melhorar o processo organizacional da Instituição de Ensino Superior dentro dos Núcleos de Práticas Jurídica. Outrossim, têm-se como objetivos específicos demonstrar as implicações que a inteligência artificial, através da criação de uma ferramenta de inteligência artificial no ensino jurídico (chatbot), trará dentro das Instituições de Ensino Superior nessa nova tendência de Transformação Digital, bem como identificar como a proposta de chatbot poderá ser utilizada na dinamização do Núcleo de Prática Jurídica, delimitar quais são as áreas e funções do chatbot, bem como quem serão os seus usuários. O primeiro capítulo tratar-se-á sobre a Transformação Digital explicando o que é a Quarta Revolução Industrial e o movimento da nova Era de Transformação Digital. Já no segundo capítulo será abordado sobre a Análise Econômica do Direito, demonstrando que a IA quando aplicada no Ensino Jurídico traz ganhos de eficiência no processo de ensino aprendizagem, e ainda conceituará sobre o que é o chatbot e chatbot baseado em IA. O terceiro capítulo tratará sobre o método PDCA, explicando-o pormenorizadamente. O quarto capítulo será abordado as discussões da pesquisa, que demonstrará sobre a eficiência e os resultados encontrados com a propositura de um chatbot em uma Instituição de Ensino Superior. A justificativa decorre do atual cenário em que o mundo vivencia por uma transformação digital, e consequentemente novas tendências têm surgido, principalmente a no ensino jurídico, em que é preciso adaptar-se, olhando sob uma
perspectiva como a inteligência artificial poderá aprimorar o ensino, e não sob o enfoque de que tomará o espaço dos humanos. Assim, a proposta de um chatbot para utilização pelos acadêmicos dos Núcleos de Práticas Jurídicas tornaria o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, além de aumentar a celeridade na elaboração das peças, bem como otimizaria o atendimento aos clientes do próprio Núcleo.