Abstract:
A transformação do comércio desde o pós-guerra (1945) impulsionou o surgimento do
retail design – design de varejo. O retail design possui um papel estratégico na hora
de projetar a experiência do usuário no ponto de venda (PDV) físico, visto que ele se
encarrega da criação de contextos repletos de estímulos promotores de experiências
significativas, que impactam diretamente o comportamento do consumidor. A evolução do varejo e, principalmente, do consumo, possibilitou que essas experiências se tornassem um fator central para compreensão do comportamento do usuário, uma vez que o consumo de experiências é motivado pela busca por momentos prazerosos que agreguem valor e significado à vida das pessoas. Para além das lojas, no varejo gastronômico, restaurantes e bares estão sendo projetados sob a perspectiva experiencial atendendo, mais que uma necessidade básica, uma demanda por uma vida mais interessante, prazerosa e repleta de valor. Dessa forma, a experiência no varejo passa a adquirir uma dimensão emocional e o retail design passa a adotar um papel relevante na projetação de PDV’s que contribuam para a satisfação do usuário, bem como para seu bem-estar psicológico, principalmente em experiências mais duradouras, como as gastronômicas. Com base no design para a experiência e no design emocional, percebe-se que o humor se destaca como um “problema” na compreensão da relação entre produto e emoção. Assim, a partir da consciência de que a atmosfera do PDV possui influência no comportamento do consumidor, surge o problema desta pesquisa: seria possível contribuir com o processo de projetação de PDV’s gastronômicos sensíveis ao humor do usuário, a fim de gerar experiências de consumo mais prazerosas e
significativas? Com o objetivo de responder tal questão, propõe-se a criação de um
conjunto de estratégias de retail design que auxiliem na ação projetual dos designers
na concepção de PDV’s do varejo gastronômico sensíveis ao humor. Através de uma
investigação que contemplou a avaliação de humor e entrevistas com usuários, um
workshop realizado com projetistas para a cocriação de estratégias e, por fim, uma
avaliação com psicólogos para discussão de resultados, chegou-se a um conjunto de
41 oportunidades para se projetar PDV’s gastronômicos sensíveis ao humor.