Resumen:
A moda vai além de artefatos vestíveis, simbolizando expressões do sujeito e representações comportamentais. Ao aproximar-se do Design Estratégico, abordagem que evidencia uma atividade projetual que vai além das técnicas operacionais, pensando em interfaces entre a empresa, o mercado e a sociedade, compreende-se que a moda pode se potencializar com espaços de reflexão. Os cenários futuros, no design, são compreendidos como a dinâmica de fabulação de panoramas alternativos à realidade, de modo a estimular a capacidade inovadora e criativa humana. Tais narrativas de futuro podem se associar a uma prática já familiar ao sistema da moda: a pesquisa de tendências, processo que analisa movimentos emergentes no sistema sociocultural, interpretando-os em possíveis padrões para a moda e seus produtos. Em vista disso, e buscando desenvolver a cultura de reflexão de futuro na moda, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de princípios metodológicos de cenários futuros e pesquisa de tendências para marcas de moda. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica
realizada, valeu-se de entrevistas em profundidade com especialistas, o desenvolvimento de um workshop para a criação dos princípios metodológicos objetivados, e por fim grupo focal para a análise dos resultados obtidos. De um modo geral, as contribuições que essa pesquisa trouxe, além das diretrizes elaboradas com os especialistas, é a ampliação do entendimento de reflexão de futuro dentro da moda, compreendendo-a como potencializadora de uma cultura metodológica aberta, acessível e colaborativa, instigando que o mercado de moda esteja atento a comportamentos emergentes, que se reflitam em seus projetos e coleções criativas, além de estar capacitado a criar possibilidades futuro para a moda.