metadataTrad.dc.contributor.author |
Braga, Juliana Lima dos Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6981933502091277; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Costa, Daianny Madalena; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Voluntariado educativo: uma experiência de ser com os demais; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do voluntariado
educativo que se efetiva no Colégio Santo Inácio/RJ, que faz parte da Rede Jesuíta
de Educação (RJE) do Brasil, para processos de formação integral e educação ao
longo da vida, reconhecidas pelos estudantes que dele participaram e gestores
pedagógicos, e como estas poderiam auxiliar a aprimorar a gestão do programa. Para
tanto, o caminho percorrido se alicerçou em uma abordagem qualitativa, onde a coleta
de dados foi realizada toda em modalidade online, devido ao contexto pandêmico de
isolamento social (Covid-19) e foi composta de três etapas: questionário online para
os estudantes, grupo focal online síncrono e questionário online para gestores do
Colégio (enviados por e-mail). Os dados coletados foram analisados por meio da
técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, o que permitiu que duas
categorias finais fossem encontradas: a compassividade (que abre caminho para a
solidariedade) e o comprometimento (para promoção da justiça). Para os estudantes
e gestores, estes foram os aspectos e efeitos que se destacaram ao refletir sobre o
voluntariado educativo nas perspectivas de formação integral e educação para toda a
vida. Com a pesquisa realizada foi possível verificar a importância do voluntariado
educativo para o processo de formação dos estudantes para a excelência humana
almejada na educação inaciana, ilustrada pelos 4 C’s: o ser consciente, competente,
compassivo e comprometido. O voluntariado educativo demonstrou ter potencial para
estimular os dois últimos, conforme experiências partilhadas tanto pelos estudantes
quanto pelos gestores. Tais relatos ainda levaram a uma proposta interventiva que
envolva ainda mais o voluntariado educativo no currículo da instituição, além de
salientar a necessidade de alcançar os demais alunos que não participam. O título
deste trabalho sintetiza aquilo que ao longo da pesquisa se destacou como uma das
grandes oportunidades de formação contidas no voluntariado educativo: a experiência
de ser com os demais.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The present work aims to analyze the possible contributions of educational
volunteering that takes place at Colégio Santo Inácio/RJ, which is part of the Jesuit
Education Network (RJE) in Brazil, for processes of integral formation and lifelong
education, recognized by the students who participated in it and pedagogical
managers, and how these could help to improve the management of the program. To
this end, the path taken was based on a qualitative approach, where data collection
was carried out entirely online, due to the pandemic context of social isolation (Covid19) and was composed of three stages: online questionnaire for students, synchronous
online focus group and online questionnaire for College managers (sent by email). The
collected data were analyzed using the thematic content analysis technique, which
allowed two final categories to be found: compassion (which opens the way for
solidarity) and commitment (for the promotion of justice). For students and managers,
these were the aspects and effects that stood out when reflecting on educational
volunteering in the perspective of integral formation and education for life. Through the
research carried out, it was possible to verify the importance of educational
volunteering for the process of training students for the human excellence desired in
Ignatian education, illustrated by the 4 C's: being conscious, competent,
compassionate and committed. Educational volunteering has shown the potential to
stimulate the latter two, according to experiences shared by both students and
managers. Such reports also led to an intervention proposal that further involves
educational volunteering in the institution's curriculum, in addition to emphasizing the
need to reach other students who do not participate. The title of this work summarizes
what throughout the research stood out as one of the great training opportunities
contained in educational volunteering: the experience of being with others.; |
metadataTrad.dc.subject |
Voluntariado educativo; Compassividade; Comprometimento; Educational volunteering; Compassion; Commitment; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-11-04; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12232; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |