RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Voluntariado educativo: uma experiência de ser com os demais

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Braga, Juliana Lima dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6981933502091277;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Daianny Madalena;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Voluntariado educativo: uma experiência de ser com os demais;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do voluntariado educativo que se efetiva no Colégio Santo Inácio/RJ, que faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE) do Brasil, para processos de formação integral e educação ao longo da vida, reconhecidas pelos estudantes que dele participaram e gestores pedagógicos, e como estas poderiam auxiliar a aprimorar a gestão do programa. Para tanto, o caminho percorrido se alicerçou em uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada toda em modalidade online, devido ao contexto pandêmico de isolamento social (Covid-19) e foi composta de três etapas: questionário online para os estudantes, grupo focal online síncrono e questionário online para gestores do Colégio (enviados por e-mail). Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, o que permitiu que duas categorias finais fossem encontradas: a compassividade (que abre caminho para a solidariedade) e o comprometimento (para promoção da justiça). Para os estudantes e gestores, estes foram os aspectos e efeitos que se destacaram ao refletir sobre o voluntariado educativo nas perspectivas de formação integral e educação para toda a vida. Com a pesquisa realizada foi possível verificar a importância do voluntariado educativo para o processo de formação dos estudantes para a excelência humana almejada na educação inaciana, ilustrada pelos 4 C’s: o ser consciente, competente, compassivo e comprometido. O voluntariado educativo demonstrou ter potencial para estimular os dois últimos, conforme experiências partilhadas tanto pelos estudantes quanto pelos gestores. Tais relatos ainda levaram a uma proposta interventiva que envolva ainda mais o voluntariado educativo no currículo da instituição, além de salientar a necessidade de alcançar os demais alunos que não participam. O título deste trabalho sintetiza aquilo que ao longo da pesquisa se destacou como uma das grandes oportunidades de formação contidas no voluntariado educativo: a experiência de ser com os demais.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present work aims to analyze the possible contributions of educational volunteering that takes place at Colégio Santo Inácio/RJ, which is part of the Jesuit Education Network (RJE) in Brazil, for processes of integral formation and lifelong education, recognized by the students who participated in it and pedagogical managers, and how these could help to improve the management of the program. To this end, the path taken was based on a qualitative approach, where data collection was carried out entirely online, due to the pandemic context of social isolation (Covid19) and was composed of three stages: online questionnaire for students, synchronous online focus group and online questionnaire for College managers (sent by email). The collected data were analyzed using the thematic content analysis technique, which allowed two final categories to be found: compassion (which opens the way for solidarity) and commitment (for the promotion of justice). For students and managers, these were the aspects and effects that stood out when reflecting on educational volunteering in the perspective of integral formation and education for life. Through the research carried out, it was possible to verify the importance of educational volunteering for the process of training students for the human excellence desired in Ignatian education, illustrated by the 4 C's: being conscious, competent, compassionate and committed. Educational volunteering has shown the potential to stimulate the latter two, according to experiences shared by both students and managers. Such reports also led to an intervention proposal that further involves educational volunteering in the institution's curriculum, in addition to emphasizing the need to reach other students who do not participate. The title of this work summarizes what throughout the research stood out as one of the great training opportunities contained in educational volunteering: the experience of being with others.;
metadataTrad.dc.subject Voluntariado educativo; Compassividade; Comprometimento; Educational volunteering; Compassion; Commitment;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-11-04;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12232;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics