Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do voluntariado
educativo que se efetiva no Colégio Santo Inácio/RJ, que faz parte da Rede Jesuíta
de Educação (RJE) do Brasil, para processos de formação integral e educação ao
longo da vida, reconhecidas pelos estudantes que dele participaram e gestores
pedagógicos, e como estas poderiam auxiliar a aprimorar a gestão do programa. Para
tanto, o caminho percorrido se alicerçou em uma abordagem qualitativa, onde a coleta
de dados foi realizada toda em modalidade online, devido ao contexto pandêmico de
isolamento social (Covid-19) e foi composta de três etapas: questionário online para
os estudantes, grupo focal online síncrono e questionário online para gestores do
Colégio (enviados por e-mail). Os dados coletados foram analisados por meio da
técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, o que permitiu que duas
categorias finais fossem encontradas: a compassividade (que abre caminho para a
solidariedade) e o comprometimento (para promoção da justiça). Para os estudantes
e gestores, estes foram os aspectos e efeitos que se destacaram ao refletir sobre o
voluntariado educativo nas perspectivas de formação integral e educação para toda a
vida. Com a pesquisa realizada foi possível verificar a importância do voluntariado
educativo para o processo de formação dos estudantes para a excelência humana
almejada na educação inaciana, ilustrada pelos 4 C’s: o ser consciente, competente,
compassivo e comprometido. O voluntariado educativo demonstrou ter potencial para
estimular os dois últimos, conforme experiências partilhadas tanto pelos estudantes
quanto pelos gestores. Tais relatos ainda levaram a uma proposta interventiva que
envolva ainda mais o voluntariado educativo no currículo da instituição, além de
salientar a necessidade de alcançar os demais alunos que não participam. O título
deste trabalho sintetiza aquilo que ao longo da pesquisa se destacou como uma das
grandes oportunidades de formação contidas no voluntariado educativo: a experiência
de ser com os demais.