metadataTrad.dc.contributor.author |
Moreira, Karen Eloá Silva; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1565486443141774; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Costa, Daianny Madalena; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
A coordenação pedagógica e os ambientes de aprendizagens na educação infantil; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A presente dissertação tem o objetivo de analisar as práticas da coordenação pedagógica que contribuem para a promoção de ambientes de aprendizagens criativos, instigantes, potencializadores de participação, de autonomia, de ricas e respeitosas experiências às crianças da Educação Infantil. Por meio, dos critérios estabelecidos, o campo empírico pesquisado foi composto de três escolas de Educação Infantil do SESC/RS. Desta forma, elencou-se uma escola da região metropolitana e duas do interior do estado do Rio Grande do Sul, o que permitiu evidenciar a abrangência de atuação da instituição, bem como, considerar as estruturas prediais construídas ou que foram reformadas para realização do atendimento às crianças, fato que ocorreu após o ano de 2006. A partir do referencial teórico foi possível propor um diálogo sobre a concepção de criança, de infância, bem como sobre a coordenação pedagógica e ambientes de aprendizagens na escola de Educação Infantil. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa é de cunho
qualitativo, a produção de dados aconteceu por meio de entrevistas narrativas com as
coordenadoras pedagógicas, seguida pela análise documental, sustentada no
regimento escolar, na proposta pedagógica e nas fotografias que compuseram a
contextualização das escolas. Na análise e produção de dados identificou-se um
conjunto de ações e esforços empregados por parte das coordenadoras pedagógicas,
atinentes ao favorecimento de ambientes que possibilitam às crianças aprenderem de
forma autônoma, criativa, acolhedora e respeitosa. Por fim, neste sentido, foi possível
afirmar que as coordenadoras pedagógicas em seus contextos escolares vêm
desenvolvendo práticas e empregando esforços, no intuito de favorecer e promover
uma configuração espacial por meio de ambientes de aprendizagens nas escolas.
Contudo, também constatou-se limitações que inviabilizam o avanço e a consolidação
dos ambientes de aprendizagens. Para isso, elaborou-se a proposta de intervenção
educacional, no intuito de construir indicativos pedagógicos capazes de orientar e
consolidar uma configuração escolar que promova o direito das crianças, viverem e
aprenderem em ambientes potentes, instigantes e criativos.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This dissertation aims to analyze the practices of pedagogical coordination that contribute to the promotion of creative, instigating learning environments that enhance participation, autonomy, rich and respectful experiences for children in kindergarten. By means of the established criteria, the empirical field researched was composed of three schools of Early Childhood Education at SESC/RS. In this way, a school in the metropolitan region and two in the interior of the state of Rio Grande do Sul were listed, which made it possible to highlight the scope of the institution's activities, as well as to consider the building structures that were built or that were renovated to carry out the service. to the children, a fact that occurred after the year 2006. From the theoretical framework it was possible to propose a dialogue about the conception of children, of childhood, as well as about the pedagogical coordination and learning environments in the kindergarten school. The methodological approach used in the research is of a qualitative nature, the production of data took place through narrative interviews with the pedagogical coordinators, followed by document analysis, supported by the school regiment, the pedagogical proposal and the photographs that made up the contextualization of the schools. In the analysis and production of data, a set of actions and efforts employed by the pedagogical coordinators were identified, related to favoring environments that allow children to learn in an autonomous, creative, welcoming and respectful way. Finally, in this sense, it was possible to state that the pedagogical coordinators in their school contexts have been developing practices and making efforts, in order to favor and promote a spatial configuration through learning environments in schools. However, limitations were also found that make the
advancement and consolidation of learning environments unfeasible. For this, a
proposal for educational intervention was elaborated, in order to build pedagogical
indicators capable of guiding and consolidating a school configuration that promotes
the right of children to live and learn in powerful, instigating and creative environments.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação infantil; Ambientes de aprendizagens; Coordenação pedagógica; Pedagogia da infância; Criança e direitos; Early childhood education; Learning environments; Pedagogical coordination; Childhood pedagogy; Child and rights; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-10-14; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12207; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |