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Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros

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Autor Mancuso, Juliana Daniela Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4554766884964800;
Orientador Decourt, Roberto Frota;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Gerenciamento de impressão e divulgação de informações financeiras em mídias sociais por entes públicos brasileiros;
Resumo A pesquisa abordou a relação entre as divulgações em mídias sociais com temáticas relacionadas às finanças públicas por governos subnacionais brasileiros e o desempenho financeiro alcançado. O embasamento teórico partiu das lentes da teoria da escolha pública, considerando que a motivação política de reeleição leva à utilização de informações referentes a resultados positivos como estratégia de gerenciamento de impressão, visando transmitir a imagem de eficiência da gestão aos stakeholders. Foram analisados dados referentes às contas no Twitter de 151 entes, envolvendo estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes, abrangendo o período de 2016 a 2021. A identificação das postagens com conteúdos relacionados às finanças governamentais contou com a utilização de palavras-chave representativas do tema, passando por técnicas de préprocessamento de textos. Foi verificada uma baixa proporção de divulgações financeiras na mídia social pela amostra. Os testes de regressão Poisson e Binomial Negativa relacionando variáveis representativas da situação financeira governamental, oriundas de estudos prévios e da legislação fiscal, ao volume de utilização do tema nas publicações dos entes no Twitter, indicaram que a execução orçamentária corrente, as despesas com pessoal e os investimentos apresentam efeitos no fenômeno. Adicionalmente, foram encontradas relações com o tamanho da população, o tipo de ente, a competição política, a renda, a educação, a faixa etária da população, o tempo de existência da conta e o período da pandemia de COVID-19. Embora a utilização de recursos visuais seja tratada por pesquisas como prática de gerenciamento de impressão no contexto das divulgações financeiras, e como forma de engajamento da audiência nas mídias sociais, não foi verificada uma maior extensão de sua utilização nos casos em que há melhores indicadores referentes à administração dos cofres públicos. Considerando que poucos trabalhos abordam o emprego de informações relacionadas à contabilidade em mídias sociais governamentais, a pesquisa contribui para a literatura da área e destaca a necessidade de ampliar a disseminação de conhecimento para viabilizar a transparência e a participação da sociedade.;
Abstract The research addressed the connection between social media posts with themes related to public finances by Brazilian subnational governments and the financial performance achieved. The theoretical basis came from the lens of public choice theory, considering that the political motivation of reelection leads to the use of information regarding positive results as a strategy of impression management, with the goal of conveying the image of management efficiency to stakeholders. Data referring to the Twitter accounts of 151 entities, involving states, the federal district and municipalities with more than 100,000 inhabitants, covering the period from 2016 to 2021, were analyzed. The identification of posts with content related to government finances relied on the use of keywords representative of the theme, using text pre-processing techniques. A low proportion of financial disclosures on social media was verified by the sample. The Poisson and Negative Binomial regression tests relating variables representing the government's financial situation, derived from previous studies and fiscal legislation, to the volume of use of the theme in the entities' publications on Twitter, indicated that the current budget execution, personnel expenses and the investments had effects on the phenomenon. Additionally, correlations were found related to the size of the population, the type of entity, political competition, income, education, age group, time of existence of the account and the period of the COVID-19 pandemic. Although the use of visual resources is often seen as an impression management resource in the context of financial disclosures and as a significant tool in a greater engagement of the audience on social media, a greater extent of their use was not verified in cases where there are better indicators relating to the administration of public coffers. Considering that few studies address the use of information related to accounting in governmental social media, the research contributes to the literature in the area and highlights the need to disseminate knowledge to foster transparency and participation of civil society.;
Palavras-chave Mídias sociais; Divulgações financeiras; Setor público; Social media; Financial disclosure; Public sector;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-11-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12146;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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