Autor |
Noal, Nicolas Fiorot; |
Orientador |
Caon, Guilherme da Silva; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0685637387852912; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Glocalização do McDonald's no Brasil: caso méqui; |
Resumo |
O Méqui, nome adotado pelo McDonald's no Brasil, fez parte de uma campanha de caráter glocal, cuja repercussão obteve relevância notável. O objetivo deste trabalho, utilizando a metodologia de estudo de caso, é analisar o caso Méqui e seus impactos após a mudança do nome da marca para termos populares de consumidores brasileiros. Propõe-se buscar opiniões, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa para compreender diferentes públicos, além de resgates bibliográficos para conceituar o trabalho. A partir do estudo realizado, entende-se da viabilidade da replicação de campanhas glocais similares no país, mas com consciência das implicações e riscos.; |
Abstract |
Méqui, a name adopted by McDonald's in Brazil, was part of a campaign of glocal character, whose repercussion obtained remarkable relevance. The objective of this work, using the case study methodology, is to analyze the Méqui case and its impacts after changing the brand name to popular terms of Brazilian consumers. It is proposed to seek opinions, through qualitative and quantitative research to understand different audiences, in addition to bibliographic rescues to conceptualize the work. From the study conducted, it is understood the feasibility of replicating similar local campaigns in the country, but aware of the implications and risks.; |
Palavras-chave |
Marca; Marketing glocal; McDonald's; Brand; Glocal marketing; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-17; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12030; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Comunicação Digital; |