RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Densidade pedagógica como inclusão: uma categoria de análise na Educação Física escolar

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Mossmann, Rodrigo;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Mandarino, Cláudio Marques;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1313464114593663;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Densidade pedagógica como inclusão: uma categoria de análise na Educação Física escolar;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente artigo trata sobre a inclusão de alunos com deficiência no âmbito da Educação Física escolar. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi compreender por meio de uma entrevista semiestruturada, quais são os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino que um professor de Educação Física da rede municipal de Porto Alegre/RS, utiliza em suas aulas, no intuito de incluir um aluno com deficiência junto à mesma. No corpo teórico, estudou-se sobre a deficiência, a deficiência física, a inclusão na perspectiva da Educação Física escolar, os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino na Educação Física, bem como alguns estudos relacionados ao tema. A metodologia desse estudo, enquadra-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. A partir, da transcrição da entrevista, foram encontradas diversas unidades de significado, que por sua vez foram agrupadas em blocos temáticos, aonde se chegou a uma categoria de análise denominada de densidade pedagógica como inclusão. Num universo de propostas pedagógicas, tiveram destaque neste artigo a densidade pedagógica como inclusão e a tutoria. Ambas provam dar suporte às aulas de Educação Física escolar, contribuindo para uma educação com mais qualidade e sentido. Desta forma, o artigo é um convite para olharmos para a inclusão como um desafio docente diário, buscando através da densidade pedagógica como inclusão, proporcionar aos alunos uma riqueza maior de conteúdo, objetivando a participação de todos, inibindo qualquer exclusão.;
metadataTrad.dc.subject Educação Física escolar; Inclusão; Deficiência física; Densidade pedagógica como inclusão;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-06-30;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11875;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Educação Física;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas