Resumo |
O presente artigo trata sobre a inclusão de alunos com deficiência no âmbito da Educação Física escolar. Assim sendo, o objetivo deste artigo foi compreender por meio de uma entrevista semiestruturada, quais são os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino que um professor de Educação Física da rede municipal de Porto Alegre/RS, utiliza em suas aulas, no intuito de incluir um aluno com deficiência junto à mesma. No corpo teórico, estudou-se sobre a deficiência, a deficiência física, a inclusão na perspectiva da Educação Física escolar, os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino na Educação Física, bem como alguns estudos relacionados ao tema. A metodologia desse estudo, enquadra-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. A partir, da transcrição da entrevista, foram encontradas diversas unidades de significado, que por sua vez foram agrupadas em blocos temáticos, aonde se chegou a uma categoria de análise denominada de densidade pedagógica como inclusão. Num universo de propostas pedagógicas, tiveram destaque neste artigo a densidade pedagógica como inclusão e a tutoria. Ambas provam dar suporte às aulas de Educação Física escolar, contribuindo para uma educação com mais qualidade e sentido. Desta forma, o artigo é um convite para olharmos para a inclusão como um desafio docente diário, buscando através da densidade pedagógica como inclusão, proporcionar aos alunos uma riqueza maior de conteúdo, objetivando a participação de todos, inibindo qualquer exclusão.; |