Autor |
Machado, Alice Mattos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3466163370636293; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação contínua e reflexão docente: uma combinação potente para a promoção álter/ego; |
Resumo |
A presente dissertação pretendeu identificar, na formação contínua oferecida nos espaços internos do Colégio Antônio Vieira (CAV), quais os aspectos que mobilizam os sentidos reflexivos dos docentes do Fundamental I, a partir da implantação do Projeto Educativo Comum (PEC), em 2016. A metodologia qualitativa utilizada valeu-se do questionário com uso da escala Likert, aplicado aos professores do Ensino Fundamental I, das entrevistas estruturadas realizadas aos gestores organizadores dos eventos formativos, bem como alguns documentos do Colégio Antônio Vieira e da Rede Jesuíta de Educação, a exemplo do Projeto Político Pedagógico, da Memória de nossa itinerância formativa, do Projeto Educativo Comum, do Documento da Pedagogia Inaciana e das Características de Educação da Companhia de Jesus. Autores que dialogam com a perspectiva crítico-reflexiva, também contribuíram. Discutiram-se os sentidos da educação e o conceito da própria aprendizagem, destacando o perfil do educador reflexivo sobre a condição humana, no movimento de alteração e alteridade, o álter/ego. O dis-docente ou formante ganhou centralidade expressando “sua voz” quando da sua relação com a própria formação. A corresponsabilização do coordenador pedagógico na continuidade formativa, em aproximação da teoria com a prática, também foi relevante. A Pedagogia Inaciana fez-se presente quando em diálogo com a ação reflexiva docente ao integrar seus valores e seus pilares no processo ensino-aprendizagem, comprometendo o sujeito de forma integral a partir do corpo, da mente e do coração, numa constante reflexão-ação sobre a experiência. Como resultado, apareceram aspectos sobre valorização da voz da docência como elemento diferencial para alteração do professor, motivando-o a pesquisar e intervir de modo distinto sobre seu fazer; a subjetividade humana como conteúdo potente para a aprendizagem colaborativa reconhecendo que as experiências promovem engajamento; a continuidade formativa que dá fluidez e constância no movimento álter/ego diante do diálogo teoria e prática; a corresponsabilização do coordenador pedagógico na formação, possibilitando intervenções neste fazer cotidiano em interlocução com a teoria e; os sentidos e significados da formação para o docente. A implicação do professor enquanto desejo de alteração foi um ponto de percepção, contudo, apesar de os respondentes reconhecerem a existência deste álter/ego, não pareceram sensíveis a exemplos que ilustrassem essa ação. Esses aspectos foram compilados em duas categorias nomeadas: a valorização da voz docente e os sentidos colaborativo e reflexivo na formação: a relação álter/ego e, intencionalidade formativa e o “espírito” de inquietação docente. Significativo registrar o compromisso do Colégio com a formação docente que a compreende como caminho imprescindível para a qualificação educacional e para a inovação, ao favorecer o deslocamento docente, ou seja, o sentido álter/ego. Ao concluir a ação investigativa, observou-se a necessidade de ampliar a perspectiva formativa no intuito de contar mais profundamente com a voz docente, direção esta, que possibilitou propor como intervenção a organização de um grupo de estudos e pesquisas visando a intensificação da continuidade formativa dentro dos espaços internos do CAV, quando da mobilização do movimento de alteração e alteridade a partir da voz docente.; |
Abstract |
The dissertation aimed to identify, in the continuous training offered in the internal spaces of the Antônio Vieira College, what aspects mobilize the reflective senses of fundamental I teachers, from the implementation of the Common Educational Project (PEC), in 2016. The qualitative methodology was used, using the questionnaire using the Likert scale applied to elementary school teachers and structured interviews with the organizing managers of the formative events. Authors who dialogue with the critical-reflexive perspective contributed, as well as some documents of the Antônio Vieira College and the Jesuit Education Network, such as the Pedagogical Political Project, the Memory of our formative roaming, the Common Educational Project, the Document of The Inatian Pedagogy and the Education Characteristics of the Society of Jesus. The meanings of education and the concept of learning itself were discussed, highlighting the profile of the reflective educator about the human condition in the movement of alteration and otherness, the alter/ego. The dis-teacher or trainer gained centrality by expressing "his voice" when he/she has a relationship with his or her own training. The co-responsibility of the pedagogical coordinator in the formative continuity in approximation of theory with practice was also relevant. The Inatian Pedagogy was present when in dialogue with the reflective action of the teacher by integrating its values and its pillars into the teaching-learning process, committing the subject in an integral way from the body, mind and heart, in a constant reflection-action on the experience. As a result, aspects appeared about valuing the teacher's voice as a differential element for teacher alteration, motivating them to research and intervene differently about their performance; human subjectivity as a powerful content for collaborative learning recognizing that experiences promote engagement; the formative continuity that gives fluidity and constancy in the alter/ego movement in the face of theory and practice dialogue; the co-responsibility of the coordinator pedagogical in training enabling interventions in this daily doing in dialogue with theory and; the meanings and meanings of training for the teacher. The implication of the teacher as a desire for change was a point of perception, however, although the respondents recognized the existence of this alter/ego, they did not seem sensitive to examples illustrating this action. These aspects were compiled into two named categories: the valorization of the teaching voice and the collaborative and reflective senses in the formation: the alter/ego relationship and, formative intentionality and the "spirit" of teacher restlessness. It is significant to record the college's commitment to teacher education, which understands it as an indispensable path for educational qualification and, for innovation, by favoring teacher displacement, that is, the alter/ego sense. At the conclusion of the investigative action, it was observed the need to broaden the formative perspective in order to rely more deeply on the teaching voice, which made it possible to propose as intervention the organization of a group of studies and research aiming at the intensification of the formative continuity within the internal spaces of the CAV, when mobilizing the movement of alteration and otherness from the teaching voice.; |
Palavras-chave |
Formação continuada de professores; Coordenação pedagógica; Reflexão; Álter/ego; Continuing teacher education; Pedagogical coordination; Reflection; Alter/ego; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-04-27; |
Agência de fomento |
Rede Jesuíta de Educação/Colégio Antônio Vieira; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11862; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |