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Beneficiamento físico-químico do resíduo sólido dregs da indústria de celulose e papel para emprego em misturas asfálticas

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Autor Souza, Vitória da Luz de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5360530900979921;
Orientador Modolo, Regina Célia Espinosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4414964356998749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Beneficiamento físico-químico do resíduo sólido dregs da indústria de celulose e papel para emprego em misturas asfálticas;
Resumo A indústria de papel e celulose possui grande relevância na economia global, sendo uma das indústrias que mais geram resíduos. Como grande parte desses resíduos ainda é disposta em aterros industriais, estudos que viabilizem a sua reciclagem são cada vez mais necessários, promovendo, desta forma, a mitigação de impactos ambientais negativos aliada à redução do consumo de recursos naturais não renováveis. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o efeito do tratamento de dregs (resíduo gerado em processo Kraft) de modo a viabilizar o seu emprego como fíler em misturas betuminosas. Para isso, foi proposto um tratamento desse resíduo por lavagem e filtração, promovendo a redução do teor de sais solúveis, responsáveis pelo aumento do consumo do cimento asfáltico de petróleo (CAP) e redução da resistência mecânica de misturas betuminosas. Para verificar a eficiência do tratamento, foi realizada a caracterização física, química e mineralógica do resíduo antes e após o tratamento, bem como a caracterização física e mecânica das misturas asfálticas produzidas com e sem a incorporação do resíduo. Houve redução dos valores de pH e principalmente de condutividade elétrica ao longo das 3 lavagens aplicadas, sendo esta última reduzida em 98% quando comparada ao resíduo não tratado. No ensaio Marshall, os traços contendo dregs em sua composição atenderam a todos os limites normativos, e a mistura contendo 4% de dregs apresentou fluência inferior ao traço de referência. O tratamento desse material pode viabilizar o seu uso em pavimentos mais sustentáveis, atentando-se às especificações estabelecidas por normas vigentes.;
Abstract The pulp and paper industry has great relevance in the global economy, being one of the top waste generating industry. As a large part of this waste is still disposed of in industrial landfills, studies that enable its recycling are increasingly necessary, promoting the mitigation of negative environmental impacts allied to the reduction of the consumption of non-renewable natural resources. The general objective of this research was to evaluate the effect of the treatment of dregs (waste generated in Kraft process) to enable its use as a filler in bituminous mixtures. For this, is was proposed washing and filtration of the waste, promoting the reduction of the content of soluble salts, responsible for the increase in the consumption of petroleum asphalt cement (PAC) and reduction of the mechanical resistance of bituminous mixtures. To verify the efficiency of the treatment, the physical, chemical and mineralogical characterization of the waste was carried out before and after the treatment, as well as the physical and mechanical characterization of the asphalt mixtures produced with and without the incorporation of the waste. There was a reduction in pH values and mainly in electrical conductivity over the 3 washes applied, being the EC reduced by 98% when compared to the untreated waste. In the Marshall test, the mixes containing dregs in their composition met all normative limits, and the mixture containing 4% of dregs showed lower fluence than the reference mix. The treatment of this material can enable its use in more sustainable pavements, paying attention to the specifications established by current standards.;
Palavras-chave Dregs; Tratamento de dregs; Resíduo da indústria de papel e celulose; Misturas betuminosas; Dregs treatment; Waste from the pulp and paper industry; Bituminous mixtures;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-03-31;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11809;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil;


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