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O caso dos museus espíritas: iconicidade do imaginário na midiatização

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Autor Silva Neto, João Damasio da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6723681328867269;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O caso dos museus espíritas: iconicidade do imaginário na midiatização;
Resumo Esta tese investiga a circulação do imaginário na midiatização a partir do caso dos museus es-píritas. Pouco se fala sobre imagem no contexto do espiritismo, mas uma iconicidade surge com a urgência de preservar os simbolismos dessa religiosidade estabelecida há pouco mais de 170 anos em uma sociedade transformada por processos midiáticos. Partindo de indícios sobre a musealização do espiritismo, o objetivo é investigar como as práticas museais espíritas elabo-ram uma relação de iconicidade na midiatização. A presente pesquisa, de ordem qualitativa e exploratória, se baseia na ideia de um estudo de caso midiatizado, por meio do levantamento e visitação em um circuito constituído por 27 museus espíritas, da realização de 17 entrevistas em profundidade e da produção e coleta de fotografias e imagens. A análise se estrutura em duas partes, oferecendo uma cartografia e um dinamograma sobre a experiência das imagens em circulação a partir de museus espíritas, segundo suas possibilidades e desafios na midiati-zação. Na primeira parte, elaboramos uma cartografia das práticas, reconhecendo, em cada iniciativa, as práticas museais midiatizadas, suas operações e seus sintomas. Na segunda parte, buscamos nos guiar pelo anacronismo das imagens para explorar a circulação do imaginário por meio de um exercício metodológico com pranchas de imagens. É nossa intenção propor esse trabalho metodológico na intersecção entre os estudos do imaginário e da midiatização. Rela-cionando as práticas museais e a iconicidade nelas expressa, proporemos que a midiatização vem mobilizando uma espécie de virada icônica no espiritismo, doutrina que, pela primeira vez, parece desenvolver um pensamento sobre suas imagens. O caso estudado tensiona as teo-rizações a respeito da midiatização e do imaginário a partir da observação empírica e dialoga, a partir das Ciências da Comunicação, com a Museologia, a Pesquisa Social do Espiritismo e os Estudos do Imaginário, contribuindo para a compreensão de interfaces pouco exploradas.;
Abstract This thesis investigates the circulation of the imaginary in mediatization based on the case of spiritist museums. Little is said about image in the context of spiritism, but an iconicity arises with the urgency of preserving the symbolism of this religiosity established just over 170 years ago in a society transformed by media processes. Starting from evidence about the musealization of spiritism, the objective is to investigate how spiritist museum practices elaborate a relationship of iconicity in mediatization. This qualitative and exploratory research is based on the idea of a mediatized case study, by means of a survey and visitation in a circuit constituted by 27 spiritist museums, carrying out 17 in-depth interviews and the production of and collecting photographs and images. The analysis is structured in two parts, offering a cartography and a dynamogram on the experience of images in circulation from spiritist museums, according to their possibilities and challenges in mediatization. In the first one, we elaborated a cartography of the practices, recognizing, in each initiative, the mediatized museum practices, their operations and their symptoms. In the second part, we seek to be guided by the anachronism of the images to explore the circulation of the imaginary through a methodological exercise with image boards. It is our intention to propose this methodological work at the intersection between the studies of the imaginary and mediatization. Relating to museum practices and the iconicity expressed in them, we will propose that mediatization has been mobilizing a kind of iconic turn in spiritism, a doctrine that, for the first time, seems to develop a thought about its images. The case studied stresses theorizations about mediatization and the imaginary based on empirical observation and dialogues, based on Communication Sciences, with Museology, Social Research on Spiritualism and Studies of the Imaginary, contributing to the understanding of unexplored interfaces.;
Palavras-chave Museus espíritas; Espiritismo; Iconicidade; Midiatização; Imaginário; Pranchas de imagens; Spiritist museums; Spiritism; Iconicity; Mediatization; Imaginary; Picture boards;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-06-02;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11761;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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