Abstract:
Governos em todo o mundo estão usando tecnologias digitais para transformar de forma inovadora o modo como transmitem informações, na tomada de decisões e na prestação de serviços aos cidadãos, bem como na resolução de desafios inerentes às políticas de interesses públicos. A presente tese teve como objetivo propor um modelo para avaliação do sucesso das iniciativas de governo móvel na perspectiva da percepção individual do cidadão quanto ao valor de serviços governamentais prestados por esse meio. A pesquisa é quantitativa, com caráter explicativo, tendo utilizado o método survey. Esta pesquisa indica que a literatura existente aborda, na sua maioria, a questão de mensuração de valor público tanto do e-gov quanto do m-gov sob a perspectiva de ente público, na qualidade de quem oferece os serviços e não na perspectiva do cidadão. A pesquisa apurou ainda que o valor percebido impacta de forma significativa na satisfação do cidadão com o m-gov; que existe uma forte moderação do construto condições facilitadoras em relação aos construtos valor percebido sobre a satisfação do cidadão com o m-gov e ainda, a satisfação do cidadão com o m-gov leva à continuidade de uso desses serviços.