RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sistema produto - serviço como estratégia para o varejo de moda

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Selau, Bruna Scaratti;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Horn, Bibiana Silveira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9731415105643926;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Sistema produto - serviço como estratégia para o varejo de moda;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho volta-se para um comparativo acerca dos processos metodológicos utilizados no design estratégico e na moda e parte da seguinte questão de pesquisa: como seria possível utilizar o sistema produto-serviço1 como estratégia no varejo de moda? Para responder a essa questão, a monografia pretende, como objetivo geral, desenvolver uma proposta de processo para o varejo de moda utilizando sistema produto como estratégia e, como objetivos específicos: a) entender o contexto do varejo de moda; b) analisar os fundamentos metodológicos do design de moda; c) conhecer os fundamentos metodológicos do design estratégico; d) identificar e analisar uma marca de varejo de moda para a aplicação do processo desenvolvido nessa pesquisa; e) compreender o universo do público que se relaciona com a marca; f) aplicar o processo desenvolvido na marca escolhida, apresentando como resultado um sistema produto-serviço de moda; g) realizar a validação do processo e do resultado final junto à empresa em questão. No que se refere à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória de abordagem qualitativa. O método de abordagem é indutivo. Quanto aos procedimentos, trata-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise bibliográfica, entrevistas e grupo focal, este último para validação da proposta de processo. A partir das informações obtidas foi possível compreender os processos metodológicos utilizados no design estratégico e na moda, assim como as necessidades dos profissionais do varejo, para propor um processo de desenvolvimento de sistema produto-serviço para o varejo de moda e desenvolver esse sistema produto-serviço com base no processo proposto e, ainda, validar com uma empresa do varejo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study intends to do a comparison on the methodological processes used in strategic design and fashion and arises from the following research question: is it is possible to use the product-service system as a strategy in fashion retail? To answer this question, this research monograph intends, as a general objective, to develop a proposition for a fashion retail process using product system as strategy, and, as for the specific objectives, to: a) understand the fashion retail context; b) analyze the methodological fundaments of fashion design; c) comprehend the methodological fundaments of strategic design; d) identify and analyze a fashion retail brand for an application of the process developed in this research; e) understand the universe of the public that interacts with the brand; f) apply the developed process to the chosen brand, presenting a product-service fashion system as a result; g) validate the process and final result with the chosen company. As for the methodology used, this is a research of applied, exploratory nature, and of a quantitative approach. The approach method is inductive. As for the procedures, it is a bibliographic research and a case study. The techniques used for the data collection were bibliographic research, interviews, and focus group, which was used to validate the proposal for the process. Through the gathered information, it was possible to comprehend the methodological processes used in strategic design and fashion, as well as the necessities of fashion retail professionals, and, as a result, propose a development process for a product-service system for fashion retail and develop this product-service system based on the proposed process, and, additionally, validate it with a retail company.;
metadataTrad.dc.subject Desenvolvimento de coleção; Sistema produto-serviço; Processos metodológicos; Varejo de moda; Collection development; Product-service system; Methodological processes; Fashion retail;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-06-30;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11584;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Moda;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics