Resumo:
A presente dissertação identifica, descreve e analisa as ênfases temáticas que compõem a literatura pedagógica acadêmica que se destina às professoras que exercem a docência na educação infantil. Os campos teóricos e metodológicos que fundamentam a pesquisa são os estudos em docência, os estudos sobre educação infantil e os estudos de gênero, em articulação à perspectiva pós-estruturalista. A investigação tem como procedimento metodológico a pesquisa documental, e assume como material empírico um conjunto de cinco livros considerados “literatura pedagógica acadêmica” porque focalizam temas educacionais, relacionam-se em grande parte com pesquisas e/ou circulam nas universidades, nos cursos de formação de professores/as e nas escolas. Desde os campos teóricos já apresentados, toma-se a docência como ferramenta de análise a partir da qual, e em articulação com os conceitos de profissionalidade docente, gênero e governamentalidade neoliberal, são examinadas as seguintes ênfases temáticas: indissociabilidade entre cuidar e educar, organização do espaço, materiais e tempo, relação com a criança, importância do registro e o desenvolvimento de projetos pedagógicos. As ênfases temáticas são problematizadas para argumentar que: por um lado, evidencia-se uma desarticulação entre as ênfases temáticas e uma apreciação crítica mais ampla sobre a profissão docente; por outro, tais ênfases abordam modos de planejar o trabalho pedagógico e de conduzir-se como professora na primeira etapa da educação básica. Desta perspectiva, foi possível refletir sobre a constituição do trabalho das professoras na Educação Infantil e como os livros podem funcionar como prescrições que conduzem suas condutas de determinados modos. Problematiza-se, ainda, como as ênfases temáticas reverberam no campo da docência como um todo, podendo causar enfraquecimento em aspectos da profissionalidade docente e em sua potência de autoria e criação, especialmente ao produzir dependência das tendências e modelos pedagógicos para o exercício do trabalho docente.