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A construção do monstro na recepção do filme O bebê de Rosemary

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Autor Lopes, Beatriz Schmidt dos Santos;
Orientador Bonin, Jiani Adriana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A construção do monstro na recepção do filme O bebê de Rosemary;
Resumo O cinema de horror é uma arte de grande popularidade e alto consumo entre as mais variadas gerações. Sua origem não é nova, muito menos os componentes essenciais de sua estrutura. Apesar de nosso imaginário referenciá-lo inevitavelmente ao entretenimento, afinal oferece-nos nada menos que universos fantásticos, esse gênero está diretamente relacionado a culturas de períodos e sociedades especificas através de um fator intrínseco em sua constituição: o corpo do monstro. Esta figura carrega consigo conceitos que atravessam as vivências de cada espectador; concebendo a recepção de um filme como uma troca de sentidos entre o emissor e o receptor, esse corpo monstruoso lança espaço para diversas associações, envolvendo até as sensações produzidas particulares do horror. A presente pesquisa se propõe a compreender as experiências e significações que os espectadores constroem em relação à figura do monstro na obra O Bebê de Rosemary. Tendo em vista que o filme se constrói à base de sugestões de interpretação sobre tal criatura, promovendo uma ambiguidade relacionada ao caráter dos demais personagens, as reflexões que fundamentam essa investigação compreendem uma contextualização acerca do monstro no horror e como o gênero se estrutura. Para pensar o sujeito dentro do processo de recepção cinematográfica, são incorporadas abordagens voltadas as relações de gênero, à midiatização e ao modo de conceber o espaço do espectador como individuo multidimensional produtor de sentidos. As estratégias metodológicas na etapa de análise do produto investigado foram norteadas pela perspectiva de George Ochoa quanto à identificação do monstro na narrativa, e conduzidas por um roteiro com aspectos a se observar sobre as construções da figura monstruosa. Para a pesquisa empírica de recepção, foi preciso organizá-la em dois movimentos: o primeiro, de natureza exploratória, consistiu na formulação de um questionário divulgado em redes sociais a fim de delinear perfis de espectadores e explorar a recepção do filme e do gênero horror, em que se alcançou 280 sujeitos; o segundo, de origem sistemática, foi elaborado com base em entrevistas com profundidade direcionadas a três espectadores selecionados da fase exploratória. As entrevistas revelaram diferentes perspectivas do monstro, permitindo associações diretas com as trajetórias de gênero, o consumo de mídias e demais experiências pessoais que se relacionavam as temáticas trabalhadas pelo filme, assim como foi possível constatar um nível de identificação dos sujeitos com as personagens;
Palavras-chave Monstro; Recepção cinematográfica; Filmes de horror;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-15;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11291;
Nivel Graduação;
Curso Realização Audiovisual;


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