metadataTrad.dc.contributor.author |
Gil, Luiz Eduardo; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Pereira, Alexandre; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8541745592468514; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
A governança nas estratégias de venda: influência na segmentação e distribuição de uma marca brasileira de calçados femininos no mercado mexicano; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O setor calçadista vem passando por transformações significativas no seu padrão de concorrência no mercado mundial. Com isso, mercados como o México se tornam cada vez mais atrativos para empresas brasileiras. Por se tratar de um país produtor e com grandes barreiras a importação de calçados, as empresas que buscam ingressar seus produtos no mercado mexicano devem buscar conhecimento e analisar cuidadosamente as estratégias de segmentação e distribuição que serão adotadas. A governança corporativa e a governança em rede podem ser relacionadas a esse processo de estratégias entre os membros da cadeia de distribuição utilizada para chegar ao México, principalmente no que se refere a tomada de decisões. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, o presente trabalho traz um estudo de caso da uma marca brasileira de calçados que atua no México, no que se refere ao papel das governanças corporativa e em rede nas suas estratégias de segmentação e distribuição. Através de entrevistas com roteiro semiestruturado com os três níveis do canal de distribuição, da pesquisa em índices, relatórios escritos, textos, documentos sobre o mercado calçadista mexicano e da observação participante do pesquisador, foi possível coletar informações que posteriormente foram analisadas com base no referencial teórico apresentado. O trabalho pontua as interfaces da governança corporativa e em rede nas estratégias da marca em questão, sob a ótica dos envolvidos no processo.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The footwear industry has undergone significant changes in its pattern of competition in the world market. As a result, markets like Mexico become increasingly attractive to brazilian companies. Because it is a producer country and with great barriers to the importation of footwear, companies that seek to enter their products in the mexican market must seek knowledge and carefully analyze the strategies of segmentation and distribution that will be adopted. Corporate governance and network governance can be related to this process of strategy among members of the distribution chain used to reach Mexico, especially in decision-making. Using a qualitative exploratory research, the present work presents a case study of a brazilian shoe brand that operates in Mexico, regarding the role of corporate and network governance in its strategies of segmentation and distribution. Through interviews with a semi-structured script with the three levels of the distribution channel, index search, written reports, texts, documents about the Mexican footwear market and participant observation of the researcher, it was possible to collect information that was later analyzed based on the theoretical reference presented. The work evaluates the interfaces of corporate and network governance in the strategies of the brand in question, from the perspective of those involved in the process.; |
metadataTrad.dc.subject |
Governança; Segmentação; Distribuição; Indústria calçadista; México; Governance; Segmentation; Distribution; Footwear industry; Mexico; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-07-07; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11198; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Administração - Comércio Exterior; |