metadataTrad.dc.contributor.author |
Kuhn, Paloma; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Borba, Eduardo Zilles; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1170620001587475; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Interação humano-computador mediada pela inteligência artificial: a experiência de usuário com assistentes pessoais virtuais; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Esta pesquisa incide na investigação das experiências dos usuários de dispositivos baseados em inteligência artificial, nomeadamente os assistentes pessoais virtuais. O ponto de partida para esta investigação parte da seguinte problemática: de que forma o usuário interage, se apropria e assimila suas experiências de comunicação com os assistentes pessoais virtuais? Assim, o seu principal objetivo busca compreender como o usuário interage, se apropria e assimila as suas experiências de uso com esses assistentes. Através da apresentação histórica do contexto de cibercultura, de gerações e das formas de interação e comunicação através da linha do tempo das interfaces digitais, também são abordados os conceitos de experiência de usuário, de inteligência artificial e de assistentes pessoais virtuais. Como processo metodológico para coleta e análise de dados, foram realizadas duas etapas: a aplicação de um questionário e a condução de entrevistas em profundidade com usuários de assistentes pessoais virtuais. A análise das experiências de usuários frequentes foi essencial para explorar quais percepções levam a uma compreensão de humanização dessa tecnologia, além de sugestões de melhorias que possam ser adotadas para o aprimoramento da inteligência artificial. Em suma, os resultados alcançados com essa amostragem de usuários indicam que as empresas do setor varejista e de consumo podem utilizar este tipo de interface de interação humano-computador para proporcionar novas formas de comunicação entre marcas e consumidores.; |
metadataTrad.dc.subject |
Inteligência artificial; Experiência de usuário; Assistentes pessoais virtuais; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2020-07-17; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10979; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Publicidade e Propaganda; |