RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Interação humano-computador mediada pela inteligência artificial: a experiência de usuário com assistentes pessoais virtuais

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Kuhn, Paloma;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Borba, Eduardo Zilles;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1170620001587475;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Interação humano-computador mediada pela inteligência artificial: a experiência de usuário com assistentes pessoais virtuais;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa incide na investigação das experiências dos usuários de dispositivos baseados em inteligência artificial, nomeadamente os assistentes pessoais virtuais. O ponto de partida para esta investigação parte da seguinte problemática: de que forma o usuário interage, se apropria e assimila suas experiências de comunicação com os assistentes pessoais virtuais? Assim, o seu principal objetivo busca compreender como o usuário interage, se apropria e assimila as suas experiências de uso com esses assistentes. Através da apresentação histórica do contexto de cibercultura, de gerações e das formas de interação e comunicação através da linha do tempo das interfaces digitais, também são abordados os conceitos de experiência de usuário, de inteligência artificial e de assistentes pessoais virtuais. Como processo metodológico para coleta e análise de dados, foram realizadas duas etapas: a aplicação de um questionário e a condução de entrevistas em profundidade com usuários de assistentes pessoais virtuais. A análise das experiências de usuários frequentes foi essencial para explorar quais percepções levam a uma compreensão de humanização dessa tecnologia, além de sugestões de melhorias que possam ser adotadas para o aprimoramento da inteligência artificial. Em suma, os resultados alcançados com essa amostragem de usuários indicam que as empresas do setor varejista e de consumo podem utilizar este tipo de interface de interação humano-computador para proporcionar novas formas de comunicação entre marcas e consumidores.;
metadataTrad.dc.subject Inteligência artificial; Experiência de usuário; Assistentes pessoais virtuais;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2020-07-17;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10979;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Publicidade e Propaganda;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics