metadataTrad.dc.contributor.author |
Altenhofen, Adam Bryan Führ; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Motta, Taís Flores da; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8063605294395679; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
O amor na era da livre escolha: uma análise sobre o papel das redes sociais e do Tinder nos relacionamentos amorosos; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O sucesso dos aplicativos de relacionamento é inquestionável. O Tinder, um dos mais populares no Brasil, chegou à marca de mais de 20 bilhões de conexões feitas entre usuários desde o seu lançamento, em 2012. Repensar e questionar as relações amorosas nesse contexto tão influenciado pelo digital é o que motivou a realização desta pesquisa, que se propõe a analisar o papel do Tinder nas dinâmicas dos relacionamentos afetivos na contemporaneidade. Para iniciar essa compreensão, realizamos uma pesquisa de contextualização, desenhando um cenário com os principais aspectos da sociedade conectada e da afetividade nesse contexto. A partir disso, partimos para uma busca teórica para embasar o conteúdo a partir dos conceitos de cibercultura, amor líquido, era da livre escolha, sociedade do espetáculo e recepção. Na etapa exploratória, elaboramos um questionário a fim de buscar os indícios de mediações nas produções de sentido feitas a partir do Tinder, aprofundando essa visão na etapa sistemática, onde fizemos entrevistas em perspectiva histórica com quatro usuários do aplicativo. Na análise, trazemos o Tinder como um potencializador de conexões nas dinâmicas de formação de relacionamentos amorosos e como uma ferramenta que dá vazão às vontades de uma sociedade formada por novos valores. Trazemos, assim, uma tentativa de entender o importante papel das redes sociais nos relacionamentos de uma sociedade transformada pelo digital.; |
metadataTrad.dc.subject |
Tinder; Redes sociais; Afetividade; Sociedade conectada; Produção de sentido; Recepção; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-12-03; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10969; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Publicidade e Propaganda; |