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Um Uber para chamar de teu, Porto Alegre. As estratégias de comunicação entre o duplo desafio: midiatização da inovação e da conjuntura de risco/Covid-19

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metadataTrad.dc.contributor.author Bertoni, Anaís Schüler;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2706688962172020;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fausto Neto, Antonio;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Um Uber para chamar de teu, Porto Alegre. As estratégias de comunicação entre o duplo desafio: midiatização da inovação e da conjuntura de risco/Covid-19;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa trata sobre as estratégias de comunicação da Uber entre o duplo desafio: a midiatização da inovação e da conjuntura de risco/Covid-19. Para isso, nosso objetivo é o de examinar o processo de circulação de sentidos das estratégias de comunicação da Uber ofertados durante o lançamento de sua matriz interacional A (MIA), em Porto Alegre, e as estratégias de sua matriz interacional B (MIB), permeadas pelos discursos da pandemia da Covid-19 por meio de um estudo de caso midiatizado. A pesquisa estrutura-se em três capítulos, sendo que um primeiro compreende o quadro teórico-conceitual; um segundo aborda a Uber enquanto objeto de estudo na sociedade em midiatização; e, um terceiro, trata da natureza do caso midiatizado, bem como do seu desenvolvimento e análise das fases que constituem o caso de investigação. A observação dos materiais é organizada em quatro fases: a primeira compreende as estratégias de aterrissagem da Uber no Brasil, a partir de 2014; a segunda, as estratégias de comunicação que embasam a sua chegada à cidade de Porto Alegre, a partir de 2015; a terceira, os embates que a Uber enfrenta em território gaúcho diante da oferta de inovação na mobilidade; e, por fim, a quarta e última fase explora a reformulação das políticas e estratégias comunicacionais da Uber diante dos riscos postos pela crise da pandemia do novo coronavírus, a partir de 2020. Os principais resultados da investigação indicam que a Uber acopla estratégias destas duas matrizes interacionais, que se interpenetram, gerando uma terceira matriz interacional (MIC) que, ao mesmo tempo que oferta inovação, oferta segurança, através de gramáticas, contratos e operações postos em movimento via circuitos interacionais;
metadataTrad.dc.description.abstract The purpose of this research is to investigate Uber’s communication strategies between the double challenge: the mediatization of innovation and the risk situation/Covid-19. Thus, our objective is to examine the circulation process of meanings from Uber's communication strategies offered during the launch of its interactional matrix A (MIA) in Porto Alegre, and the strategies of its interactional matrix B (MIB), permeated by the discourses of the Covid-19 pandemic through a mediatized case study. To this end, the research is structured in three chapters: the first comprises the theoretical-conceptual framework; a second addresses Uber as an object of study in mediatization society; and a third, deals with the nature of the mediatized case, specifically the development and analysis of each phase that constitute the investigation case. The observation of materials is organized into four phases: the first comprises Uber's landing strategies in Brazil, since 2014; the second, the communication strategies that support its arrival in the city of Porto Alegre, from 2015 ahead; the third, the challenge that Uber faces in the state of Rio Grande do Sul during the offer of innovation in mobility; and, finally, the fourth and final phase explores the reformulation of Uber's communication policies and strategies due to the risks posed by the new coronavirus pandemic crisis, starting in 2020. The main results of the investigation show that Uber deals with two different strategies due these two interactional matrices, which interpenetrate each other, generating a third interactional matrix (MIC) which, while offering innovation, offers security through grammars, contracts and operations set in motion by interactional circuits.;
metadataTrad.dc.subject Uber; Mobilidade; Inovação; Caso midiatizado; Covid-19; Mobility; Innovation; Mediatized case;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-10-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10920;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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